quinta-feira, 28 de junho de 2012

Há muito tempo, em uma galáxia muito distante ...




Astrônomos da Universidade da Califórnia identificaram em imagens obtidas pelo "Hubble Deep Field", a galáxia mais distante, localizada em 13.200 bilhões de anos-luz. A luz desse grupo de estrelas que foi captada pelo Hubble começou sua jornada ate nós á 300.000 quilômetros por segundo, 13.200 bilhões de anos atrás, quando tinham passado apenas 500 milhões de anos desde a grande explosão do Big Bang.




"Estamos nos aproximando muito das primeiras galáxias, que acreditamos que se formaram entre 200 e 300 milhões de anos após o Big Bang", diz Illinworth Grath, um dos autores do artigo na "Nature", que representa o achado. 




Ele e seus colegas descobriram que as galáxias passaram por mudanças dramáticas quando o Universo tinha entre 480 e 650 milhões de anos, durante o qual a taxa de nascimento de estrelas aumentou dez vezes. "É um aumento impressionante em um curto espaço de tempo, que é 4% da idade do Universo."




Alterações nestes 170 milhões de anos também afetaram o número de galáxias. "Nossas pesquisas anteriores tinham encontrado 47 galáxias quando o Universo era de 650 milhões de anos. No entanto, só podíamos ver entre 170 milhões de anos atrás.




Essa galáxia distante, que estava brilhando quando o universo tinha apenas 4% de sua idade atual, foi pequena em comparação com as de hoje. Era, digamos, cem vezes menor do que a Via Láctea, a nossa própria galáxia, que tem cerca de 200 bilhões de estrelas e 100.000 anos-luz de diâmetro. tamanho de nossa galáxia se dá ao fato de que ela absorveu galaxias menores.




A descoberta deste novo conjunto de estrelas está dentro dos limites das capacidades do 'Hubble'. Para irmos mais longe e ir mais para trás no tempo, vamos ter que esperar para entrar em serviço o Telescópio Espacial James Webb que pretende ser lançado em 2014. Será a continuação da exploração das primeiras galáxias pelo universo. 

terça-feira, 26 de junho de 2012

A missão espacial de controle para Apophis



Os cientistas russos planejam enviar uma estação de pesquisa automática para a órbita do asteróide Apophis, a maior ameaça para a Terra, para evitar um possível impacto com a Terra.




A principal missão da estação será a colocada de um pequeno satélite em orbita de Apophis. Ele vai ter que especificar o caminho de Apophis até 2036, quando acredita-se, este iria colidir com nosso planeta. O satélite está equipado com um farol de rádio autónomo e uma fonte de energia radioisótopo e uma bateria. 



Também no âmbito da missão científica inclui a investigação sobre as características físicas e químicas do asteróide, o solo e a sua estrutura e do espaço em torno dele. Planejando uma "aterragem" na superfície do objeto.




Do ponto de vista técnico, a missão pode ser realizada a partir de 2015, segundo os especialistas russos.




Os cientistas estimam que em 2029 o Apophis, comcerca de 270 metros de diâmetro, também vai abordar a Terra e será de cerca de 36.000 quilômetros de nosso planeta, uma distância equivalente à órbita geoestacionária de satélites artificiais. Esta abordagem pode alterar a órbita do asteróide, o que poderia levar à sua colisão com a Terra em 2036 durante o próximo ciclo do movimento do objecto.




Peritos espaciais de todo o mundo estão desenvolvendo vários projetos para evitar o desastre em potencial. Entre a plataforma de soluções, inclui o uso de armas nucleares para destruir Apophis, quando ainda este se  encontrar a uma distância segura da Terra.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

A fantástica teoria da Viagem no Tempo e Universos Paralelos



E se tudo não for como pensamos que é? E se fosse possível viajar para outro universo ou para outra idade? A teoria diz que o espaço é curvo e, assim, o nosso universo é dobrado várias vezes sobre si mesmo, e que pode ser conectado a vários outros universos paralelos através de "túneis de tempo", produzido por buracos negros e wormholes.




Um objeto de determinada massa e velocidade, quando move-se longe de qualquer outra massa, é um caminho quase reto. Ao aproximar-se um outro corpo, o caminho se tornando mais curvo. A massa parece curvar o espaço, e quanto maior e mais massa tiver, a curvatura se torna mais acentuada.




Uma estrela comum mantém graças as suas dimensões para o equilíbrio a sua temperatura central elevada, o que tende a se expandir a substância estelar, e a enorme atração gravitacional que tende a fazê-lo. Se em algum momento, a temperatura cai dentro da estrela e esse equilíbrio é perturbado, a gravidade irá ter vencido o jogo: a estrela começa a se contrair e sua estrutura atômica interna a se desintegrar. A estrela é agora uma "anã branca".




Quando ocorrem os colapsos de anãs brancas, o campo gravitacional e a sua superfície é mais intensa e o cone de luz emitida migra ainda mais para dentro, tornando ainda mais difícil para o interior o vazamento de luz das estrelas. Finalmente, quando a estrela é reduzida a um ponto crítico, a gravidade é tão intensa que nenhuma luz pode escapar. Nem luz, nem qualquer outro objeto. Assim, temos uma região do espaço chamada de "buraco negro".




O que os cientistas estão tentando iluminar as suas teorias, tentando responder o que acontece com a matéria da estrela que caiu no buraco negro. Porque a estrela da qual falamos anteriormente entrou em colapso, é então toda sua matéria foi engolida em um buraco negro que não pode deixar o material sair. Então, o que foi feito desse material  teve apenas dois caminhos a seguir: ou" desaparece de vez", ou vai para outro lugar.




Ninguém pode acreditar que a enorme massa de uma estrela colapsada que caiu em seu próprio buraco negro, some de uma vez. E se isso não acontecer, o material não "morre", então para onde ele vai?




O professor Stephen Hawking da Universidade de Cambridge, desenvolveu  alguns teoremas que determinam que dentro de buracos negros existe o que os matemáticos chamam de uma singularidade, um elemento que pode ser considerado como uma espécie de limite ou fronteira do espaço-tempo.




Mas os cientistas não concordam ainda sobre o significado físico deste conceito matemático chamado de singularidade. É o limite do universo? É tudo uma questão que atinge o estado de singularidade, desaparece novamente sem saber mais sobre ele, sem que seja possível traçar sua jornada final? Ou será que a singularidade é uma rachadura no universo, uma fratura, uma ruptura aberta? E, em caso afirmativo, o que está além? Há algo além do nosso tempo espaço?




A viagem no tempo através de buracos de minhoca, contém, para os matemáticos, uma série de chances de sucesso. É o triunfo da teoria. Os físicos, contudo, dizem que contradiz a realidade, pois os teoremas matemáticos brilhantes como o paradoxo mostra que, se provar a viabilidade da viagem no tempo, toda a solidez da física estaria ameaçada.




Um exemplo desses paradoxos é um muito conhecido: Imagine que o viajante no tempo em questão volte ao passado, na época em que sua mãe ainda era criança, é por algum motivo, a matasse. Se isso ocorrer, uma grande turbulência ocorreria, pois sua mãe não iria existir para que o nosso viajante do tempo pudesse nascer. Então, se ele não nasceu como poderia viajar no tempo?



Este é apenas um, de vários exemplos de paradoxos temporais. Mas muitos físicos defendem a teoria de que esses paradoxos poderiam ser evitados, pelo simples fato de que a viagem no tempo não ser possível. Se isso for verdade esqueçam toda a fantasia contida nos filmes de ficção, pois isso nunca seria realidade.




Mas se por um lado muitos discordam desta fantástica teoria, também existem defensores. Eles acha que a natureza sempre dará um jeito desses paradoxos temporais nunca acontecer. Pois existem algumas possibilidades que encorajam ainda mais os defensores dessa teoria.




Uma delas é a possibilidade de existirem multi-universos. Com isso, a possibilidade de se viajar no tempo ganha muito crédito, pois não correria o risco de acontecer paradoxos pois a realidade se mudaria em outro universo, sem afetar o equilíbrio temporal.




Mas se isso, de fato for verdade, quer dizer que existem copias de mim e de você espalhadas por muitos universos vivendo por ai. Exatamente essa possibilidade que torna a teoria mais fantástica. Se isso for verdade será possível então nos encontrarmos em outras dimensões, mas nós não seriamos os mesmos aqui, talvez teríamos outra vida, outro modo de viver em outras circunstancias.




Há também quem defenda a teoria do tempo alternativo, que fala que se mudarmos alguma coisa no passado que possa mudar totalmente o destino, o universo criará tempos alternativos. O tempo alternativo é a outra realidade em que as coisas tomarão rumo, sem interferir com a realidade em que o viajante do tempo deixou.




Se essas possibilidades forem provadas, de fato, enfrentaremos uma série de dificuldades para enfrentar essas incontáveis barreiras temporais. Certamente, com a nossa atual tecnologia não permitirá essa exploração temporal, mas em um futuro distante com certeza  será mais possível, e se for, nossos viajantes enfrentarão os mesmos problemas com o tempo.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Ovni do Mar Báltico: Militares bloqueando a área!



Em um jornal sueco mostra que em uma entrevista com a equipe de pesquisa em busca do batizado "Ovni do Mar Báltico", eles disseram que, aparentemente, há um exercício conjunto das forças militares americanas e russas no local, é que estão restringindo o movimento para a área onde a estrutura anormal foi detectada no fundo do mar.




Dennis Lindberg e Peter Åberg, os membros originais da equipe que descobriu o estranho objeto subaquático.




Como vocês lembram, há um tempo atrás esta mesma equipe lançou uma imagem de sonar que mostra a estrutura enigmática no fundo do mar Báltico. Aqui



Ao mesmo tempo, anunciaram uma segunda expedição a ter lugar em Junho de 2012, estão a arrecadar fundos para lançar uma exploração subaquática nas águas escuras, mas não se sabe ao certo o que foi realmente encontrado.




Os descobridores temem que alguém atinja a profundidade deste mistério diante deles, pois é uma área de águas internacionais e não existem leis que proíbem a exploração em águas profundas.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Bíblia Proibida - Absurdos



Vemos em toda a bíblia certas coisas como catástrofes, fenômenos inexplicáveis, maldições, criaturas incríveis, monstros, profecias, milagres, mas muitas vezes absurdos grotescos. Nesta serie de matérias farei uma seleção de absurdos que eu não consigo achar sequer uma explicação plausível. Vamos ver algumas questões que desafiam até aos mais sábios:


Caim está preocupado depois de matar Abel e diz, "Todo aquele que me achar me matará." É uma preocupação estranha, já que só havia duas outras pessoas na ocasião - os pais dele!
Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.
Gênesis 4:14

"E saiu Caim de diante da face do SENHOR." Eu acho que Deus não sabe de tudo.
E saiu Caim de diante da face do SENHOR, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.
Gn 4:16

"E conheceu Caim a sua mulher." Mas de onde essa mulher veio?
E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque;
Gn 4:17

"E a Sete... nasceu um filho." Onde ele encontrou sua esposa?
E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do SENHOR.
Gn 4:26

Deus criou um homem e uma mulher, e "chamou o seu nome Adão." Então, o nome da mulher era Adão, também, ou então a bíblia não quis menciona o nome da primeira mulher por não julgar importante levando em conta que a bíblia não passa de um livro machista.
Homem e mulher os criou; e os abençoou e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados.
Gn 5:2

Adão finalmente morre - 930 anos depois de comer da árvore da ciência do bem e do mal, contrariando a falsa profecia de Deus que ele morreria no dia em que comesse da fruta proibida.
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Gn 2:17
E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu.
Gn 5:5

Enoque não morre. Ele apenas ascende ao céu, contradizendo [Jo 3:13] que diz: "ninguém subiu ao céu."
E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.
Gn 5:24
Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.
Jo 3:13

Quando Lameque nasceu, nove gerações estavam vivas ao mesmo tempo. Adão, Sete, Enos, Cainã, Maalalel, Jarede, Enoque, Metusalém e Lameque estavam vivos no momento do nascimento de Lameque. Adão viveu para ver seu tatá-tata-tata-tata-tata-tataraneto.
E viveu Matusalém cento e oitenta e sete anos, e gerou a Lameque.
Gn 5:25

Quando Noé estava com 500 anos de idade, ele teve três filhos. Três filhos em um ano? Será que foi com uma só mulher (sem nome), ou várias?
E era Noé da idade de quinhentos anos, e gerou Noé a Sem, Cão e Jafé.
Gn 5:32

"Os filhos de Deus entraram às filhas dos homens", e tiveram filhos que se tornariam os homens "valentes que houve na antiguidade, os varões de fama. Havia, naqueles dias, gigantes na terra."
Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.
Gn 6:4

Deus decide matar todos os seres vivos porque a imaginação humana é má  [Gn 6:5]. Mais tarde [Gn 8:21], depois que ele mata tudo, ele promete nunca fazer isto novamente porque a imaginação humana é má. Se Deus não gosta da maldade por que então ele a criou? Vai entender. 
E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
Gn 6:5
E o SENHOR sentiu o suave cheiro, e o SENHOR disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz.
Gn 8:21

Deus se arrepende. Mas em várias partes da Bíblia diz que Deus não se arrepende. É como pode um Deus onisciente se arrepender daquilo que fez? 
Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
Gn 6:6

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Os astronautas de Tassili



A arte rupestre de Tassili com imagens impressionantes deixadas pelos nativos de Acambaro, são apenas alguns dos mistérios mais reveladores da presença alienígena na Pré-História.




Na parte sul da Argélia, onde as areias do Saara devoram tudo que se move e a temperatura chega até 53 graus, se encontram as grutas de Tassili. De acordo com especialistas, no Tassili existe "a mais importante coleção de arte rupestre conhecida." Milhares e milhares de pinturas, que representam apenas 20% do total, a maioria delas destruídas por erosão.




Estas pinturas datam de 10 a 15 mil anos. Naquele tempo, enquanto todos as outros cavernas foram pintadas com apenas uma cor, os artistas de Tassili usaram vários tons. A grande maioria das cenas retratadas são de animais: girafas, avestruzes, elefantes, bois, jacarés e até hipopótamos, o que prova que esta região do Saara que hoje se encontra deserta e inóspita, na época estava cheia de vida. Tassili significa "plataforma dos rios."




Os povos nômades da África perceberam que tais cavernas ofereciam excelentes possibilidades para isolamento e instalação. Muitos desenhos também mostra as atividades dos habitantes locais como a caça e a pesca. Rios próximos não faltavam na época.




Os povos de Tassili deixaram dois grandes mistérios para a posteridade: o primeira é que nenhum sepultamento foi encontrado na região, e o segundo é os seres estranhos com capacetes pintados em cavernas.




Nesse ponto, devemos esclarecer que os artistas da Pré-História eram principalmente "realistas". Levado por um impulso criativo, que retrataram em suas cenas de cavernas a vida cotidiana, especialmente animais. Se eles não inventaram, eles não imaginavam alegorias e coisas, então quais são esses seres estranhos humanóides com capacetes na cabeça representados nas paredes das cavernas?



Figura do "grande deus Marciano", agora desgastado e pouco visível.



Reconstrução digital da figura. Sua semelhança com um astronauta é bastante óbvia.




Os homens da Pré-História representaram cosmonautas ! É cada vez mais provável de encontrar extraterrestres que visitaram a Terra há 10.000 anos atrás. Esta visão é de Alexei Kazantsev, arqueólogo Soviético que visitou a região de Tassili em 1962 e lançou ao mundo algumas imagens do que chamou de "os marcianos Tassili."



Qual tribo era capaz de usar naquele tempo remoto trajes espaciais, capacete (com antenas) e botas?




Em setembro de 1976, um grupo de pesquisadores espanhóis fizeram uma difícil travessia no Sahara para melhor documentar as cavernas de Tassili. A equipe teve que enfrentar a má vontade das autoridades argelianas (em guerra com Marrocos) e quase se perderam em uma tempestade de areia. Mas, felizmente, terminaram fazendo um excelente trabalho fotográfico das cavernas.




A equipe observou que poderia estabelecer ligamentos entre as imagens, como uma gigante história em quadradinhos. E arriscaram nesta possível narrativa: os seres terrestres regularmente colocados no Tassili mantiam contatos estabelecidos com entidades alienígenas. Em uma dessas vezes, sequestraram várias mulheres das tribos para o interior de naves e partiam. E as mulheres foram devolvidas com a semente de uma nova raça.



Figura mostrando suposta abdução de mulheres da tribo.




Nessa reconstrução da figura acima, aparece um ser usando capacete e vestindo um estranho traje. Um cabo de fora é usado para conecta-lo a um tipo de nave ou dispositivo em formato circular. À direita estão as  mulheres com visíveis traços negróides que são transportadas por este ser misterioso. A pintura pode datar de 8.000 ou 9.000 anos.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

NASA: Tempestade Solar poderá ser uma catástrofe global



Uma tempestade solar poderia ameaçar o funcionamento de redes de televisão e Internet em 2013 e seus efeitos seriam vinte vezes mais catastróficos do que o furacão Katrina, disse a Agência Espacial dos EUA (NASA).




Especialistas da NASA voltaram a advertir do perigo potencial para a Terra sobre a explosão de uma tempestade única e grande gerada a mais de 150 milhões de quilômetros de distância da Terra, na superfície do Sol.




"Uma atividade solar extremamente intensa são esperadas nos próximos anos, os níveis crescentes poderá causar uma catástrofe sem precedentes. Nossa energia e sistemas de comunicações seriam seriamente danificados pela aplicação do plasma solar e nosso sistema de vida confortável ocidental, que depende mais do que nunca de tecnologia, entraria em colapso como um castelo de cartas." afirmaram.




Os investigadores, decisores políticos e os políticos americanos se reuniram no Fórum Tempo Espaço, em Washington para aguçar o foco na proteção de infraestrutura crítica. O objetivo final é melhorar a capacidade humana para se preparar, mitigar e responder a meteorologia espacial potencialmente devastadora.




"Eu acho que estamos em uma nova era em que o clima espacial pode ser tão influente em nossas vidas diárias como o clima terrestre." disse Richard Fisher, chefe da Divisão de Heliofísica da NASA.




"O sol está acordando de um sono profundo e nos próximos anos, esperamos ver níveis de actividade solar  muito mais elevados. Ao mesmo tempo, a nossa sociedade tecnológica desenvolveu uma sensibilidade sem precedentes para as tempestades solares." explicou o especialista.




As sociedades modernas de hoje são mais dependentes do que nunca da rede de energia inteligente como GPS de navegação, controle de tráfego aéreo ou sistemas de comunicação, o que poderia ser eliminados por uma tempestade solar intensa, pela falta de tecnologia voltaríamos para a idade da pedra, literalmente.




A NASA acredita que grande parte dos danos podem ser minimizados, se conhecida com a maior precisão possível a chegada de uma tempestade intensa, para minimizar os danos, ações poderiam ser tomadas, por exemplo, proteger satélites ou desligar os transformadores.




É claro, que a perda da tecnologia não seria nosso único dano, a falta de alimentos e água também seriam cruciais para a nossa sociedade. Infelizmente, uma intensa tempestade solar não pode ser evitada e nem combatida as suas consequências, o que resta é estudarmos mais as estranhas atividades do Sol, pois quem nos deu vida todo esse tempo pode facilmente nos tirar.