Páginas

quarta-feira, 14 de março de 2012

2012: Maias acreditavam no retorno de um deus e não o fim do mundo



As previsões dos maias para dezembro de 2012 não se referem ao fim do mundo, mas ao retorno do deus Bolon Yokte, que voltaria ao término de uma era e ao começo de outra, segundo uma nova interpretação divulgada pelo Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do México.




A data de 21 de dezembro de 2012 citada nas inscrições do povo indígena maia gerou diversas especulações sobre supostas "profecias maias do fim do mundo", versão que foi rejeitada pelos arqueólogos e epigrafistas.




Segundo os especialistas, os maias criaram um calendário com base em um período de 400 anos, denominado Baktun. Cada era é composta por 13 ciclos de 400 anos, que somavam 5.125 anos, e, segundo a conta, a era atual concluiria em dezembro de 2012.




Gronemeyer explicou que, de acordo com a visão maia, no final de cada era, completava-se um ciclo de criação e começava outro. Nesta inscrição, menciona-se que 21 de dezembro "seria investida a deidade Bolon Yokote", um deus vinculado à criação e à guerra, que participou do começo da atual era, iniciada em 13 de agosto do ano 3.114 a.C.




"A aritmética do calendário maia demonstra que o término do 13º Baktun representa simplesmente o fim de um período e a transição para um ciclo novo, embora essa data seja carregada de um valor simbólico, como a reflexão sobre o dia da criação", comentou Gronemeyer.


11 comentários:

  1. essa teoria é a meu ver uma das mais acertadas não é o fim do mundo físico,mais ínicio de uma nova éra onde os valores mórais terão um novo sentido onde o bém e o amor estarão iniciando uma éra de grande évolução com a 7 raça ja surgindo no mundo.

    ResponderExcluir
  2. Boa resposta!!É sim uma das mais acertadas!

    ResponderExcluir
  3. Provavelmente, será um deus invísivel, ou seja, teremos um dia normal como um outro qualquer.

    ResponderExcluir
  4. O meu dia será super normal, poque sei que nada irá acontecer.

    ResponderExcluir
  5. Sou Católico, acredito em Deus e que Jesus Cristo é seu filho. Gosto muinto de história acredito que tudo que a Bíblia relata é a mais pura verdade. Apesar de haver muintas impérbulas não existe contradição. Quem à interpreta corretamente, sabe que Deus existe e criou tudo, inclusive o homem a sua imagem e semelhança. No dilúvio, salvou todas as espécies de vida da extição. Haverá outras ecatumbes e Deus-Filho JESUS irá salvar alguns humanos que serão transformados para viverem eternamente aqui na Terra. Os acontecimentos indicam que está próximo, porem o dia só Deus sabe.
    Assim sendo, não será no dia 21/12/2012. Quem quizer ser salvo já sabe, é só praticar o que ensinou o Homem de Nazaré. Amem? Amem...

    WILSON D'ARACAJU.

    ResponderExcluir
  6. Tbm acredito muito em Deus,acredito no seu filho q morreu pra nos salvar,mas nao acredito num Deus muito bonzinho.que perdoa tudo,a qualquer hora e a qualquer coisa q tenhamos feito de errado.Acredito num Deus justoe acredito na bondade e perdao dele,desde q a gente siga a risca o q ele nos deixou como ensinamento.
    Mas uma coisa me pertuba e eu nao entendo muito do assunto...mas minha tia era muito catolica,sempre me disse que naquele lugar q Jesus foi cruxificado,jamais teve paz e jamais iria ter,pq Deus nao perdoava o povo,por terem matado seu filho.Me perdoem se estou falando sem entender muito do assunto,mas q para aqueles paizes nao existe paz,nao existe mesmo,mata-se absurdamente em nome de Deus,se alguem puder esclarecer mais alguma coisa.

    ResponderExcluir
  7. Na minha terra diz-se assim - quando correres em frente de uma fera selvagem, crê na virgem mas corre meu filho, corre.

    ResponderExcluir
  8. E se o cálculo das profecias estivessem adiantados?

    E se estas profecias se referissem a vinda de o Prometido de todos os tempos?

    E se estes eventos e prenúncios coincidissem com a expectativa universal de todos os povos e culturas da Terra pela a Vinda de uma Nova Era na história da raça humana?

    A partir de 21 de abril de 1863, um jovem prisioneiro persa faz uma espantosa e desafiadora proclamação à humanidade:

    “Uma vida nova, nesta era, está vibrando em todos os povos da terra; contudo, ninguém lhe descobriu a causa nem percebeu o motivo.”

    “O tempo predestinado para os povos e as raças da terra é chegado agora. As promessas de Deus, como as registram as Sagradas Escrituras, foram todas cumpridas.”

    “Dize: Ó assembléia dos governantes e, dos eruditos e dos sábios! Veio o Dia Prometido e apareceu o Senhor dos Espíritos. Regozijai-vos com grande júbilo por causa desta felicidade suprema.”

    “Vede como os diversos povos e raças da terra têm esperado a vinda do Prometido. Mal se manifestara Aquele que é o Sol da Verdade, quando, eis que d'Ele todos se afastaram.” (Bahá’u’lláh)

    Favor investigar:

    http://bci.org/prophecy-fulfilled/mayan.htm

    http://bci.org/prophecy-fulfilled/chilam.htm

    http://editorabahaidobrasil.blogspot.com.br/2011/03/proclamacao-de-bahaullah-aos-reis-e.html

    http://www.h-net.org/~bahai/docs/vol15/Native_Bahai_Message.pdf

    ou pelo livro Ladrão na Noite de William Sears:

    ISBN: 9788532002372

    http://issuu.com/ehdorsey/docs/el-ladron-en-la-noche

    ResponderExcluir
  9. Dependendo das fontes a profecia sugere que Xmucane e Xpiacoc, deuses gêmeos, descenderão e contemplarão a queda de todas as águas dos céus para a terra. (dilúvio de novo?...)

    Imagem da profecia disponível : http://www.famsi.org/research/graz/dresdensis/img_page74.html

    É a última profecia e último comentário do calendário maia, ou seja:
    FIM DO CALENDÁRIO. (pode jogar fora: Vai ter que fazer outro) Deslocamento do eixo terrestre?

    Acredito que na ocasião do retorno destes "deuses", estes não deverão ficar nem um pouco contentes em ver o que fizeram aos povos que eles “apadrinharam” e aos quais ensinaram a agricultura, domesticação e criação de animais para alimento e indumentária, hidráulica, construção, matemática, medicina, astronomia e inúmeras coisas necessárias para tirá-los da barbárie em que se encontravam.

    Ira dos "deuses"? Se tiver alguma dúvida a respeito, veja o que aconteceu com Mohenjo Daro, no vale do rio Indo, como um bom exemplo de conseqüência de desentendimentos divinos. Disponível em
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Mohenjo-daro

    Com dúvida ainda? Abra seu “Antigo testamento” da bíblia e veja que destino foi dado a Sodoma, Gomorra, Admá, Zebolim e Bela, ou mesmo que destino é sugerido por NOSSO DEUS a adúlteras, a adolescentes improdutivos ou a escravos insubordinados: a MORTE por lapidação.

    No passado remoto, os “deuses” eram presentes, ensinavam por um lado mas eram egoístas, mudavam de idéia, se arrependiam de sua criação (dilúvio) e “testavam” a fidelidade de seus “protegidos” mandando matar seu filho (Abraão) ou mesmo a perambular pelo deserto por quarenta anos.

    Isto não me parece a descrição de Deus, com a primeira letra maiúscula, que criou o universo.
    O Deus que pressentimos em nossos corações.

    Não quero desiludi-los com minha opinião, mas estamos numa época recente em que qualquer coisa, para poder ter status de evidência tem que passar pelo crivo de cientistas e arqueólogos de gabinete. O resto, segundo estes, é superstição!
    Desrespeitamos toda a herança de nossa própria espécie, de dicas e orientações dos antigos para nós, do futuro.

    Rebaixamos toda nossa história para o nível de mito ou lendas produzidos por povos inferiores e ignorantes.
    Para a ciência, os maias eram apenas índios e que não conheciam a roda e adoravam sacrificar criancinhas arrancando seus coraçõezinhos!!!!!!!!!!!!! , mas é patético ter que reconhecer que calendário deles é mais preciso do que o nosso atual e que foi concebido (3114 AC,) numa época em que os europeus estavam saindo das cavernas.
    http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/descoberta-europa-433867.shtml

    Sugiro a leitura do “Código de Dresdem” e “Popol Vuh” para os mais interessados no tema.

    Forme sua opinião, pesquise, não siga líderes nem acredite em ninguém gratuitamente sem se calcar em pesquisa e, sobretudo, não tenha medo, nem de se questionar ou questionar o que nossa civilização nos impõe.
    Abra os olhos!
    E que Deus nos proteja!
    Geo




    ResponderExcluir
  10. DEUS EXISTE E REINA SALVE MARIA E OS SANTOS.

    ResponderExcluir