Páginas

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Contradições bíblicas - Parte VIII



Os estudiosos calcularam que a Bíblia contém milhares de contradições explícitas ou implícitas. Apresento aqui algumas das contradições que me deixam confuso, as quais nunca pude harmonizar.





Quem endureceu o coração do Faraó?

Foi Deus. [Ex 4:21], [Ex 7:3], [Ex 7:13], [Ex 9:12], [Ex 10:1], [Ex 10:20], [Ex 10:27], [Ex 11:10], [Ex 14:4], [Ex 14:8], [Ex 14:17]

Foi o próprio Faraó. [I Sm 6:6]





Deus instruiu os Israelitas que lhe fizessem sacrifícios e holocaustos?

Deus instruiu os Israelitas que lhe fizessem sacrifícios e holocaustos. [Ex 8:27], [Ex 10:25], [Ex 20:24], [Ex 29:16-18]

Deus não pediu nenhum sacrifício ou holocausto. [Jr 7:22]





Os cristãos devem obedecer as leis do Velho Testamento?

Sim, elas sempre serão válidas. [Ex 12:14], [Ex 12:17], [Ex 12:24], [Lv 23:14], [Lv 23:21], [Lv 23:31], [Sl 116:151-152], [Sl 116:160], [Ml 4:4], [Mt 5:18-19], [Lc 16:17]

Não, os cristãos não estão sob as leis do Velho Testamento. [Lc 16:16], [Rm 6:14], [Rm 7:4], [Rm 7:6], [Rm 10:4], [Gl 5:18], [Ef 2:15]





É necessário guardar o sábado?

É necessário. [Ex 16:29], [Ex 20:8], [Ex 31:13-15], [Ex 34:21], [Ex 35:2], [Lv 19:3], [Lv 19:30], [Lv 23:3], [Nm 15:32], [Nm 15:36], [Dt 5:12], [Is 56:2]

Não é necessário. [Is 1:13], [Jo 5:16], [Rm 14:5], [Cl 2:16]





É errado cometer adultério?

Adultério é proibido. [Ex 20:14], [Dt 5:18], [Hb 13:4]

Adultério é permitido. [Nm 31:18], [Os 1:2], [Os 3:1]





Matar ou não matar?

Mate. [Ex 32:27], [Nm 15:35], [I Sm 15:2-3]

Não mate. [Ex 20:13], [Dt 5:17]






Quem escreveu os dez mandamentos?

Deus [Ex 34:1] 

ou Moisés. [Ex 34:27]





O sangue do sacrifícios de animais nos livra dos pecados?

Sim. [Lv 4:20], [Lv 4:26], [lv 4:31], [Lv 4:35], [Lv 5:10], [Lv 5:16], [Lv 5:18], [Lv 6:7], [Lv 17:11], [Nm 15:27-28], [Nm 29:5]

Não. [Hb 10:4], [Hb 10:11]





A Bíblia condena a astrologia?

Sim, a Bíblia condena a astrologia. [Lv 19:26], [Dt 18:10-12], [Is 47:13-14], [Jr 10:2]

Não, a Bíblia aprova a astrologia. [Gn 1:14], [Jz 5:20], [Mt 2:1-2], [Lc 21:25]

29 comentários:

  1. Não existem contradições na Bíblia. êla é uma coleção de livros de historias. O primeiro capítulo do primeiro livro, de forma ultra-sintetisada, alegórica e poética, ocupa uma só página, relata como a Terra era antes de adiquerir condições propícias para a vida, como se tornou habítavel, quem, quando, e como foi colonizada. É evidente que o início data de milhões de anos até 450.000 mil anos atráz, quando os Anunnnakis e Nefilins iniciaram a colonização da Terra.- (Zecharia Sitchin) - Já o último livro, são professias relativas ao fim de um sistema e início de outro. Covém salientar que são fatos ocorridos em épocas e tempos diferentes. Como cada tempo tem sua estória, é claro e evidente que as supostas contradições, são apenas interpletações equivocadas. Os cientistas são humanos, cometem erros.

    WILNSON D'ARACAJÚ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na realidade, a biblia hebraica ( antigo testamento ) e apenas um plagio dos escritos sumerios, incluindo ai, a criacao do homem, atraves da manipulacao genetica, por cientistas annunakis.....a vida aqui comecou a mais ou menos 450 mil anos atras.

      Excluir
  2. Percebe-se que pessoas relegiosas, notadamente as critães, possuem visão quase cega sobre a Bíblia, tratam-na como livro perfeito, geralmente so leem este livro, não possuem capacidade de distiçao de conhecimento, de tal fato que, se procurarem saber como ela foi escrita e ditada pela Igreja Católica, seram acomentidos de uma enorme decepção, tomem como exemplo o Concílio de Niceia no ano de 325 DC, pasmem....

    ResponderExcluir
  3. "A alma jamais pode vaguear sem rumo, se tomar a Bíblia para lhe guiar os passos." (Napoleão Bonaparte)

    A maioria das pessoas se preocupam com passagens da Bíblia que não entendem, mas as passagens que me preocupam são as que eu entendo." (Mark Twain)

    Um bom conhecimento da Bíblia vale mais do que uma educação superior. Quase todas as pessoas que com o trabalho de suas vidas acrescentaram algo para o conjunto das realizações humanas... basearam o seu trabalho grandemente nos ensinamentos da Bíblia." (Theodore Roosevelt)

    ResponderExcluir
  4. "Livro de minha alma aqui o tenho: é a Bíblia. Não o encerro na biblioteca, entre os de estudo, conservo-o sempre à minha cabeceira, à mão. É dele que tiro o pão para a minha fome de consolo, é dele que tiro a luz nas trevas das minhas agonias." (Coelho Neto)

    "Eu acredito que a Bíblia é a melhor dádiva que Deus deu à humanidade. Todas as coisas boas do Salvador do Mundo nos são ditas através deste Livro." (Abraham Lincoln)

    Tão grande é a minha veneração pela Bíblia que, quanto mais cedo meus filhos começam a lê-la, tanto mais confiado espero que eles serão cidadãos úteis à pátria e membros respeitáveis da sociedade. Há muitos anos que adoto o costume de ler a Bíblia toda uma vez por ano." (John Quincy Adams)

    ResponderExcluir
  5. O mundo é assim mesmo, há pessoas atrasadas que não tem muita capacidade intelectual e chega ao cúmulo de dizer que conhecer um livro como a bíblia vale mais de que um curso superior. Tais pessoas que assim procedem fizeram um pacto, um pacto com a hipocrisia e a mentira. Todas as igrejas são pastoreadas por indivíduos assim. Li a ´bíblia duas vezes e outras mais salteadas, já li a maioria dos apócrifos, já li o livro de Enoque (não aquele que se encontra na internet). A conclusão que cheguei é que desde que o homem é homem ele sempre teve capacidade de inventar estórias. Embora eu pense que nem tudo o que o autor alega são contradições há, realmente, muitas contradições e de fato absurdas. E se foi realmente um "deus" que escreveu este livro medíocre eu tenho simplesmente pena desse "ser".

    ResponderExcluir
  6. Anônimo acima , no seu comentário: "O mundo é assim mesmo, há pessoas atrasadas que não tem muita capacidade intelectual e chega ao cúmulo de dizer que conhecer um livro como a bíblia vale mais de que um curso superior."

    Quem disse isso , foi um dos mais conhecidos presidentes dos EUA , que estudou no Harvard University :Sr. Theodore Roosevelt. Voce acha que ele não tinha capacidade intelectual?

    ResponderExcluir
  7. Será que realmente Theodore Roosevelt falou tal asneira ou será que não é mais do que uma daquelas mentiras infames que reliogiosos idiotas invetam para enaltecer um livro que não me lembra mais do a gravura de Goya intitulada Pã, o bom pastor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que o pouco que ele "entendeu" da Bíblia já lhe foi o suficiente...

      Excluir
  8. Gente, já é chegada a hora de buscar explicação para as coisas em livros antigos. Acredito que estejamos adiante do tempo em que explicávamos as coisas com misticismo e magia, pois a igreja perdeu o poder de nos dizer o que podemos ou não ver ou fazer. À luz da ciência, Deus da sabedoria e da verdade, podemos vislumbrar o amanhã, entender o ontem e viver o hoje com consciência, buscando conhecimento verdadeiro, sem rituais e crendices primitivas de adoração verdadeiramente "pagã".

    ResponderExcluir
  9. Vejo falta d enfoque: A Bíblia é 1 escrito dinâmico: parte do primitivo, revelando-se à natural evolução do pensamento. Os primitivos só se submetiam ao medo, a eles Deus se mostrava: Terrível. Aos das eras intermediárias: Intermediário. A nós: Inteligência e Amor. Ñ há contradição alguma! A libertação do Egito ñ foi recompensa por sacrifícios (estes vieram depois, e, se fingidos,ñ eram aceitos). Em Oséias e a Infiel, Deus provê uma alegoria didática cênica, c/promessa de perdão: Israel é a esposa infiel.

    ResponderExcluir
  10. (Cont...): Onde está a contradição?: Nas Tábuas Deus escreveu os 10 tópicos (as 10 Palavras), e, Moisés escreveu (certamente em outro material)os conceitos desenvolvidos daquele tópicos. No decorrer dos séculos, os ítens da "Lei e dos Profetas" tornaram-se "inflados" por muitas observações q lhes foram agregando os Rabinos e Doutores (cerca de 300 ítens). Ficaram impossíveis de serem sequer lembrados, q dirá, praticados, nem mesmo pelos fariseus. Daí Jesus, sem abolir a Lei, sintetizou-a em 2 Mandamentos tornando-os acessíveis aos cristãos (gente simples)

    ResponderExcluir
  11. (cont...): O autor do artigo menciona versículos q não se referem ao assunto proposto (talvez errasse o nome do livro bíblico). Quanto ao Sábado, a proibição visava a obra servil, banal, coisa q poderia aguardar até o outro dia. Persistia a necessidade da observação, mas em face de real necessidade, não se incorria em delito (veja a fuga de Davi e algumas obras de Jesus): isto porque Deus não é nenhum velhinho insensato, ranzinza e burro.

    ResponderExcluir
  12. (cont...): Sim, foi Deus quem endureceu o coração d Faraó. Ao ficar na condição d coração endurecido, o Faraó "endureceu" seu coração. Meus amigos, temos aqui + 1 mostra dos recursos inesgotáveis e altamente sofisticados de Deus: é outra alegoria cênica e didática para a nossa instrução. Irmãos nossos do passado atuaram neste palco do mundo, verdadeiros atores de uma peça cósmica, p/proporcionar a abertura da nossa inteligência. A Faraó - instrumento escolhido e preparado por Deus, há 20 bilhões de anos, para aquele papel q, aliás, desempenhou-o muito bem, permitindo aos homens "enxergar" a Deus. De outra forma, como seria?

    ResponderExcluir
  13. (cont...): Não percamos de vista q Deus planejou nós todos antes da criação do mundo visível (os cientista datam o Universo em perto de 20 bilhões de anos). A muitos Ele dá a recompensa de herdar a Terra e o Universo na vida após o Grande Dia do Juízo. Para q estes sejam preparados para aquilo, Ele provê atores q os levem a esta perfeição (esses atores são os q nos perseguem - nossos irmãos muito queridos, portanto - sem eles não alcançaríamos esta perfeição). Faraó, e muitos outros, foram nossos irmãos do passado q representaram bem o seu "papel". Claro q Deus deu-lhes a recompensa em vida (ou, não pasmem: talvez poderemos muito bem entrar para a vida eterna abraçados em gratidão com 1 desses irmãos).

    ResponderExcluir
  14. (cont...): Em lugar algum no texto bíblico há aprovação para a astrologia - ou zoroastria - uma forma de religião pagã. Não confundir astrologia com astronomia: a citação de movimentos dos astros cósmicos na Bíblia, não embasa o q o autor quer dizer. Inegavelmente há algo na astrologia q se nos mostra verossímil, mas não lícito: são práticas de demônios desaprovadas por Deus. Vejam q a "estrela" "vista" pelos magos do Oriente revelou-se nefasta pela tentativa de matar ao menino Jesus, e, matou todos os meninos de Belém e arredores.

    ResponderExcluir
  15. (cont...): Não há 1 só texto bíblico q aprove o adultério. Dos versíc. alistados pelo autor, somente a passagem de Oséias e a esposa Infiel pareceria ser permissão, a 1 exame superficial. Mas é clara a natureza simbólica. Não matar (por maldade, por ódio pessoal), contudo, no cenário do mundo, a escola continua. Israel recebeu ordens de erradicar os vizinhos q, conhecendo a Deus (chamavam-no por nome,inclusive),preferiram as práticas erradas e os ídolos.

    ResponderExcluir
  16. (cont...):Deus nunca precisou de sacrifícios. De novo é a escola cósmica em ação: aqueles povos só entendiam a adoração daquela forma - era 1 costume do povo, fosse ele pagão ou não (veja na mitologia, os povos pagãos faziam esses sacrifícios). Então, p/levar o homem a "ver" Deus, Este lhes proveu, por algum tempo, a prática destes atos exteriores da adoração (q sempre frisou não serem importantes, o q Ele queria era o coração do homem unido ao Seu). Então, proveu-lhes regras rígidas desses ritos p/os satisfazer. O sangue derramado "lavava-lhes" os pecados, ano após ano. Mas veio Jesus e, levando tudo à perfeição, derramou Seu sangue p/ lavar os pecados dos homens de 1 vez por todas.

    ResponderExcluir
  17. (cont...): Finalizando: antes era o NADA. Deus, tomando do Seu Ser, transformou-lhe pequena parte em matéria c/ q expandiu o Universo. Tomando pequena parte do Seu Ser, criou as criaturas espirituais (inclusive nossas almas). Imaginou as evoluções e a vida no seu Universo. No tempo devido, tudo foi vindo à existência. À primeira impressão não reconhecemos: mas tudo é Deus! Aquela pedra é Deus. Aquela árvore é Deus. Eu, você, os animais, somos partes de Deus. Estamos aqui para 1 propósito. É Deus se manifestando do jeito q Ele quer! Do jeito q Ele planejou! Somos ferramentas nas Suas mãos. Ele se transformou em alguns q viverão eternamente. Ele se transformou em alguns q viverão apenas esta vida aqui. Muitos pobres, sofridos, (Deus transformado) herdarão o mundo como recompensa. Após a morte, ressuscitarão. Muitos ricos, satisfeitos, (Deus transformado) recebem a sua recompensa aqui e agora mesmo, mas não herdam o mundo. Após sua morte, é como se nunca tivessem existido. Seja qual a nossa parte, sejamos conforme aquilo para cuja finalidade fomos criados, eu e você!

    ResponderExcluir
  18. Oi, de novo! Me esqueci de dizer q as mensagens da salvação só podem ser "vistas" pelos olhos da alma, só podem ser "ouvidas" pelos ouvidos da alma, só podem ser "sentidas" pelo tato, paladar e olfato da alma. Os sensores corpóreos (visão, tato, paladar, audição e olfato), nossos velhos conhecidos, são insuficientes para percebê-las. E é para quem veio ao mundo "equipado" com os sensores da alma (os q, antes do mundo ser criado, foram chamados à Vida Eterna), os filhos do Espírito, q a Palavra foi escrita e faz muito sentido. Para os demais (atores instantâneos no palco do mundo), ela é absurda e não faz nenhum sentido. Os filhos da carne, são todos eles carne, e não podem perceber essas coisas, pois falta-lhes os sensores na alma, a qual foi feita p/ viver apenas esta vida aqui. É o q Jesus diz: "Quem tem ouvidos p/ouvir, ouça...". Há ouvidos q não foram feitos p/ ouvir. Se alguém é desses (q não têm ouvidos p/ ouvir), meu irmão, receba meu abraço d gratidão por você existir e rogo a Deus q t dê plena recompensa aqui mesmo, nesta vida, 1 vez q está fadado a não compartilhar da herança dos escolhidos. Contudo, eu gostaria d estar enganado, e q todos se convertessem, p/ herdarem também a Vida Eterna, a Terra e o Universo que Deus criou p/ nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se essa é a verdade: as mensagens da salvação só podem ser "vistas" pelos olhos da alma, só podem ser "ouvidas" pelos ouvidos da alma, só podem ser "sentidas" pelo tato, paladar e olfato da alma. então agora cometerei suicídio e quando a alma sair do corpo irei ler a bíblia com os olhos da alma.kkkkkkk ABSURDO!!!

      Excluir
  19. Realmente , é como Cristo disse: "Quem não "nascer" do espírito jamais poderá ver o reino dos céus... A carne não herdará o reino dos céus.

    ResponderExcluir
  20. Ademais, para que servem as aparentes contradições na Bíblia? Aparentemente servem para dar ocasião aos incrédulos que sempre anisaram por escapar da disciplina que lhes é imposta pela religião, de maneira a ficarem bem evidentes, no final das contas,duas classes distintas de pessoas: 1 - As pessoas crédulas (que não baseiam sua fé pelas provas e demonstrações cientificas, as que serão salvas), e, 2 - As pessoas incrédulas (aquelas que somente baseiam sua fé naquilo que pode ser perfeitamente demonstrado e provado pela ciência, as que não nasceram para serem salvas). Fica, então, um convite no ar para os fiéis realmente crédulos: o temor a Deus, o agradecimento por terem sido escolhidos e a consternação pelos irmãos que nasceram para viver somente esta vidinha vazia e efêmera aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa vidinha vazia e efêmera aqui é a que DEUS nos deu então reclame com ele. gato-de-guerra sabe tudo.

      Excluir
  21. Desculpem o tempão sem responder. Não sei o porquê, mas não conseguia acessar de novo. Claro que não sei de tudo! Sou o menor de todos, e, realmente não há ninguém que sabe de tudo. Apesar disso, podemos perceber algo: em matéria de fé, os que seguem estritamente a ciência, são exatamente como os que estritamente seguem qualquer reliligão: são todos, quase sempre, dogmáticos. P.Ex: (alistando os científicos, uma vez que os religiosos estão já perfeitamente categorizados como dogmáticos), não qualquer evidência fóssil das transformações intermediárias que poderiam embasar a Evolução das Espécies. Também Einstein, no começo do século XX não tinha como comprovar, nem alguém tinha como contestar, experimentalmente, a velocidade da luz, quer no vácuo, quer no vidro, quer na água, e, o mesmo Einstein não tinha, nem qualquer um de nós tem hoje, como, experimentalmente, comprovar ou contestar a Teoria da Relatividade. No entanto, tudo isto é aceito como EXATO, e com muito boa vontade, no mundo científico (tss!, tss!), ou seja: outro DOGMA, tal qual o dos religiosos!

    ResponderExcluir
  22. Então, se devo ser dogmático, parece-me muito mais razoável sê-lo como religioso (pois isto dispensa a comprovação experimental exigida pela ciência sincera). Assim, de novo parece-me, aqueles que não vieram ao mundo com os necessários "ouvidos para ouvir" as Boas Novas, são exatamente os que não foram destinados para a Vida Eterna, para herdar a Terra e o Universo: daí seguirem avidamente os prazeres e os lucros efêmeros do "aqui e agora mesmo!", enquanto os Escolhidos não fazem caso destes lucros e prazeres mundanos. Contudo, não será justo alegarmos parcialidade nos procedimento de Deus: pois, todas as suas Leis e os seus modos são justos, inclusive contemplando exceções às suas próprias regras (algo muito evoluído e coerente). P.EX: pode-se perceber claramente que os crédulos, são, na sua esmagadora maioria, gente muito simples em modo de vida e em pensamento, gente que não carece das "luzes da razão" para crer, vez que nasceram com " ouvidos para ouvir" e "olhos para ver": já foi dito que isto vem do mundo espiritual (tais almas foram criadas antes do Universo, encarnaram-se agora e vivem a vida humana, confundidos em em meio a tantos outros, e, não nasceram simplesmente como resultado da vontade da carne, mas vieram à existência segundo um desígnio de Deus, não sendo totalmente terrenos, não sendo totalmente carnais. Não têm porque procurarem a Deus: já são d"Ele!). Por outro lado, os absolutamente terrenos, os absolutamente carnais, vieram à existência como resultado da vontade da carne, suas almas, aparentemente foram criadas na concepção, no embrião, vez que deles não foi dito a mesma coisa, mas, foram, todos, sem exceção, equipados com grande inteligência e poderoso discernimento (reparem: não se encontra entre os ateus, gente simples, gente de pensamento simples, antes, são todos grandes intelectuais e, até, gênios!) justamente para estarem aptos a procurar Deus! A achá-Lo nas evidências mundanas. A obterem, por mérito próprio, utilizando o discernimento, o mérito de encontrarem Deus! E assim, por CONVERSÃO, (por NASCEREM DE NOVO, como bem disse o Anônimo anterior) alcançarem a Salvação, a Vida Eterna, juntamente com os seus irmãos que foram designados! Isto lhes é oferecido: leiam o Profetas!

    ResponderExcluir
  23. quanto ao comentário do outro Anônimo, que achou absurdas estas explicações, creio ser oportuno lembrarmos aqui que é a alma, que habita o corpo, quem tem o discernimento, e a vontade, e o comando do corpo (tal e qual o motorista manifesta a sua vontade no comando do automóvel que, naquele momento, "habita": podemos ver ao longe um automóvel e seus movimentos, sem ver o motorista que "habita" aquele automóvel: qualquer que seja a ação do veículo, sabemos que este não passa de um conjunto de ferramentas e instrumentos nas mãos do motorista, sua "alma" então. É através do carro que o homem, sua "alma", se manifesta como motorista). Assim, quando vemos um homem e suas ações, sabemos que aquele corpo não passa de um conjunto de ferramentas e instrumentos "nas mãos" da sua alma. O corpo não sabe de nada, não tem consciência, nem inteligência, nem vontade própria: a vontade de comer carne, é algo que vem da alma e não do corpo; a vontade de fazer sexo, é algo que vem da alma e não do corpo; o amor, a raiva, a ternura, o ódio, a alegria, a angústia, o perdão, a vingança, tudo isso são coisas que vêm da alma e não do corpo: é através do corpo que a alma se manifesta como um ser vivente! Portanto, caríssimo, (entendi a sua ironia, mas, pegando dela para bem dizer o que, acho, precisa ser dito: seria pura perda de tempo alguém se suicidar, para depois ler a Bíblia e aprender, vez que já não seria um ser vivente), você, enquanto alma encarnada, deve usar o seu corpo, com todas as potencialidades com que Deus o equipou, para ler a Bíblia e aprender dela, se CONVERTENDO, NASCENDO DE NOVO, para o mundo vindouro e perfeito de Deus. Estou à sua disposição para continuarmos conversando: creia-me, com sua inteligência acabará por encontrar nosso Criador, gerando uma alegria cósmica! Não há nenhuma novidade em um filho de Deus se salvar: ele nasceu para isto! (embora na mesma possibilidade de exceções, possa perder esta graça, se o seu procedimento, enquanto estiver no corpo, for reprovado!). Por outro lado, se um filho da carne vem a encontrar a salvação, isto, certamente, será motivo de grande júbilo nos céus! Espero, sinceramente, que você seja um desses! Abraços,

    gato-de-guerra.

    ResponderExcluir