Páginas

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Mitos Desvelados - O Dilúvio é a A arca de Noé: Parte I



O mito da Arca de Noé, muito conhecido por todos os leitores da bíblia e até para os que não possuem o hábito de ler o livro sagrado. É tido por muitos como mais uma prova da bondade é misericórdia de Deus, por ainda ter salvado e dado outra chance para a espécie humana.




Mas é também visto por muitos como mais um episódio da tamanha fúria de Deus para com suas criaturas consideradas "amadas" e "protegidas" pelo seu infinito amor. Amor esse que dizimou 99% da população na Terra, não só humana, mas de animais inocentes que nada tinham culpa dos pecados cometidos pelos homens, seres com mais inteligencia.




Portanto, vamos aos fatos que me chamaram mais atenção, não como leitor, mais como crítico. Uma vez que se vemos algumas passagens com mais atenção, poderemos encontrar muitas dúvidas é questionamentos.





A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.
E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.
Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.
Gênesis 6:11-13

Interpretação


Imagino que toda a Terra estava mesmo um verdadeiro CAOS para que Deus chegasse a essa terrível decisão. Se formos comparar com coisas que acontecem atualmente, hoje em dia é que merecíamos um dilúvio, devido a falta de compaixão entre os seres humanos e terríveis violências contra os animais. Mesmo assim, um Deus onisciente já deveria saber que sua maior criação o decepcionaria, é assim feito o possível para evitar tal acontecimento.


  

Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.
E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinqüenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura.
Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro.
Gênesis 6:14-16

Interpretação


Noé realmente devia ser um expert em construções navais, fazer uma arca de grande tamanho é com pouquíssima tecnologia para realizar tal façanha. Aqui mostra a descrição em tamanho da Arca, ela pode ter sido grande (algo em torno de 133,5m por 22,30m por 13,40m), mas era absurdamente pequena para caber todas as espécies de animais da Terra. Mesmo se por algum "milagre" coubesse, teria que sobrar muito espaço para conter os mantimentos (ou vocês acham que todos passaram o dilúvio a pão e água?).

Mas mesmo assim não seria uma embarcação segura, os maiores navios já feitos de madeira eram menores do que a arca mencionada na bíblia, e eles requeriam um ferro diagonal como amarramas mesmo assim não eram seguros, não suportariam tal pressão provocada pelo grande dilúvio (se é que aconteceu). É por que será que Deus ordenou Noé a construir uma pequena janela de um côvado? Seria para ventilação? Pode ser que sim, até porque na época não existia ar condicionado, mas isso não seria nenhum problema para um ser divino, seria?




Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará.
Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.
E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão.
Das aves conforme a sua espécie, e dos animais conforme a sua espécie, de todo o réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservar em vida.
E leva contigo de toda a comida que se come e ajunta-a para ti; e te será para mantimento, a ti e a eles.
Gênesis 6:17-21

Interpretação


Mas uma prova de como a ira de Deus é devastadora é muito injusta, capaz até de por fim a criaturas inocentes, que nada tem a ver com pecados dos outros, mas isso pra Deus não é problema, ele adora ver sangue, devastação é sofrimento. Na bíblia conta que Noé era um homem justo, honesto, andando conforme as leis de Deus, mas será que sua mulher, seus filhos e as mulheres de seus filhos também eram?
Será que mais ninguém em todo planeta era digno de ser salvo, ninguém podia ter mais uma chance?

Como Noé pode ter certeza de que todas as espécies de animais entraram na arca? Na bíblia fala que os animais "vieram" até Noé, mas eu acho muito ridículo essa citação. Eu imagino um casal de onças nadando pelo vasto oceano para chegarem até seu destino,  dragão de komodo, cangurus, todas as espécies que existem muito longe nadarem os oceanos para chegarem até a arca.

Mais uma vez um tipico exagero bíblico, como Noé pode ter pego de toda a comida que se come? Mesmo que se por algum "milagre" possa ter realmente acontecido, não haveria espaço suficiente para Noé, sua família, os animais e os mantimentos (que não deviam ser poucos).




Depois disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração.
De todos os animais limpos tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea.
Também das aves dos céus sete e sete, macho e fêmea, para conservar em vida sua espécie sobre a face de toda a terra.
Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda a substância que fiz.
Gênesis 7:1-4

Interpretação


Mas uma vez Deus insiste que somente Noé era justo na geração, será que não existia mais ninguém? Quantas crianças inocentes haviam naquela época?

Depois vemos algumas das milhares de contradições existentes na bíblia. Primeiro Deus fala para Noé que os animais iriam até ele, agora já está dizendo para ele buscá-los. Ou os animais vão até Noé, ou Noé vai ate os animais. Depois vemos que Deus pede pra Noé tomar sete e sete, o macho e sua fêmea, dos animais limpos,  mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea. Mas como Noé saberia quais animais eram puros e quais eram impuros se isso só foi definido quando o Levítico foi escrito?


Não acaba por aqui, ainda debateremos muito sobre esse assunto, não deixe de conferir a próxima postagem sobre o tema. Ainda nos confundiremos bastante. kkk

38 comentários:

  1. As contradições servem para responder à seguinte pergunta feita por Deus:

    Assim diz o SENHOR: Que injustiça acharam vossos pais em mim, para se afastarem de mim, indo após a vaidade, e tornando-se levianos?
    Jeremias 2:5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a única coisa certa é que vamos morrer. E queremos acreditar que tem algo melhor depois da morte. A isso chamamos de Fé. Quando tiver ou houver comprovação científica deixamos de ter Fé.

      Excluir
  2. O que o autor talvez ignore é que a "bibra" nunca diz 100% de verdade. Eu tive o privilégio de conhecer uma mulher que não sentia dores do parto (já teve dois filhos), há mulheres que têm é orgasmo durante o nascimento do filho. E hoje só uma muita tola ter seu desejo para o hemem, como se fosse sua serviçal. Esses sujeitinhos evangélicos, que aqui escrevem teveriam ter o senso de rídiculo de procurar outro site, para pessoas da laia deles. Para defender um livro tão hipócrita, mentiroso e contradizente, só mesmo outro hipócrita, mentiroso e contradizente mediéval. O engraçado é que esses vermes são os primeiros a comentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo22 de setembro de 2012 14:33,É mesmo, esses evangélicos ficam defendendo a Bíblia, dizendo que não há contradições, mas dessa vez, eu comentei primeiro que os evangélicos.

      Excluir
    2. Agora eu entendi, anônimo do dia 26 de setembro...

      Excluir
    3. Vai se fuder seus filhos da puta...vao pro inferno...quem criou a terra? os seres vivos? apareceu do nada..me poupe seus ipócritas..Eu nao sou evangelico, mas a biblia é um livro sagrado...papelao de voces...
      Insignificantes

      Excluir
    4. bando de loucos nao sabem o que falam nen o que fazem estao perdidos nos seus proprios conhecimentos

      Excluir
    5. Pior mesmo é quem não lê e ainda defende, tem gente que nunca pegou numa bíblia e quer ser o bãmbãmbãm, dono da verdade...vai entender...nem sabe do que tá falando, só repete o que ouviu desde pequeno kkkkk...Acho que deveria ler antes de vir aqui dar opinião baseada apenas em repetição...nós pelo menos estudamos,investigamos e nos aprofundamos no assunto para fundamentarmos aquilo que falamos...não somos ecos...

      Excluir
    6. Puts! Quanta baboseira, isso que, não sou nem um tipo de religioso radical. Ainda que toda discussão seja válida, quem escreveu isso foi no mínimo risível. Em primeiro lugar, o autor dessa matéria deveria aprender gramática antes de sair escrevendo, pois em vários trechos ele escreve o "é" ao invés do "e", ou comprar um teclado novo.
      ...Mas enfim, isso é só o começo. Em primeiro lugar não estou defendendo a Bíblia, mas como todos com um pouco de grau escolar sabem que a Bíblia é, e foi escrita em linguagem simbólica, metafórica. E como toda linguagem em metáfora, não se deve levar ao pé da letra como o autor descreveu: "Eu imagino um casal de onças nadando pelo vasto oceano para chegarem até seu destino, dragão de komodo, cangurus, todas as espécies que existem muito longe nadarem os oceanos para chegarem até a arca.". As interpretações são vastas e o simbólico se funde com os fatos no corpo do texto. O pior de tudo é que parei para ler isso. Kkkkkkkkkkkk! Antes de saírem defendendo pontos de vista, leiam um pouco, para que assim tentem enxergar um pouco além de seus limites e resolvam pensar um pouco que seja. Amém!

      Excluir
    7. Puts! Quanta baboseira, isso que, não sou nem um tipo de religioso radical. Ainda que toda discussão seja válida, quem escreveu isso foi no mínimo risível. Em primeiro lugar, o autor dessa matéria deveria aprender gramática antes de sair escrevendo, pois em vários trechos ele escreve o "é" ao invés do "e", ou comprar um teclado novo.
      ...Mas enfim, isso é só o começo. Em segundo lugar não estou defendendo a Bíblia, mas como todos com um pouco de grau escolar sabem que a Bíblia é, e foi escrita em linguagem simbólica, metafórica. E como toda linguagem em metáfora, não se deve levar ao pé da letra como o autor descreveu: "Eu imagino um casal de onças nadando pelo vasto oceano para chegarem até seu destino, dragão de komodo, cangurus, todas as espécies que existem muito longe nadarem os oceanos para chegarem até a arca.". As interpretações são vastas e o simbólico se funde com os fatos no corpo do texto. O pior de tudo é que parei para ler isso. Kkkkkkkkkkkk! Antes de saírem defendendo pontos de vista, leiam um pouco, para que assim tentem enxergar um pouco além de seus limites e resolvam pensar um pouco que seja. Amém! Aleluia!

      Excluir
  3. Nossa cara escreveu merda em relação ao ,
    Animais limpos e não limpos .

    Pra todos que leram essa babosera .

    http://biblia.com.br/perguntas-biblicas/saude/no-livro-de-levitico-encontramos-a-lista-dos-animais-puros-e-impuros-entendo-que-por-esta-lista-a-lula-um-animal-do-mar-sem-escamas-e-barbatana-nao-deve-ser-utilizada-como-alimento-mas-a-lista-d/

    Leia ae ta explicação .

    ResponderExcluir
  4. Poucos sabem, mas o gênesis é um resumo, muito resumido mesmo, e mal feito de livros escritos centenas, talvez milhares de anos antes de Moisés nascer... E para quem tem acesso a esses livros, mesmo que superficialmente, o gênesis perde suas contradições e ganha sentido... Pesquisem, leiam, divulguem, não deixem que trabalho de renomados cientistas sejam em vão...

    ResponderExcluir
  5. AS vezes pessoas como essa que postou essa caganheira, pega somente alguns versiculos e tiram uma conclusão.
    Porque não leu direito e viu que la estava escrito, que era pra todos que creem que ia acontecer o diluvio apos anos que não chovia pra entrar na arca.
    Só que eles assim como alguns de vocês que estão comentando aqui sem saber o que está escrito completo.Ficaram zombando de noé e perderam a oportunidade de se salvar.

    Ao contrario do que o cara que postou ai colocou.
    será que não existia mais ninguém? Quantas crianças inocentes haviam naquela época?

    claro que existia! mas não quizeram crer e morreu todo mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então esse é o deus de Amor, assim ele ele mais parece o Deus do egoismo. santa iguinorância.

      Excluir
    2. como foi no passado cera nos dias de hoje na biblia relata o material e as medidas alguem quer se salvar salvar as crianças ou cera que acreditam que ela ja esta aposta haja etendimento

      Excluir
  6. Assim como hoje há a engenharia genética, no passado os ets nos manipularam geneticamente a partir dos hominídeos e nem todas as experiências deram certo. O que Noé levou na arca não foi uma espécie de cada animal mas sim o seu material genético, de todas as espécies, para um novo recomeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é eu li isso em outro grupo que tambem estava debatendo a respeito mais nao consegui acha mais nada que me esclarecesse mais a respeito, gostaria de saber mais.

      Excluir
    2. http://youtu.be/fPUouFSQYrk

      Excluir
  7. Caros comentadores da Bíblia só existe UMA EXPLICAÇÃO, e essa os que creem parecem ter razão, é que tudo tem SUA BASE NA FÉ. A "Palavra Sagrada" para eles diz: Pela fé, sabemos que a Palavra de Deus formou os mundos; foi assim que aquilo que vemos originou-se de coisas invisíveis - Bíblia Sagrada, ed. pastoral. Viu pensando assim: TUDO, para eles, É UMA QUESTÃO DE FÉ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim tem muita coisa que nos cristaos justificamos como a fé, eu creio que a arca de noe e toda a historia existiram mais entrei aqui para refletir, os textos que li nao mudaram minha opiniao mais sim me fizeram ter sede de conhecimento quero aprender como e ter todas as respostas dos questionamentos postados aqui acho que pensamentos diferentes fazem a gente pensa e querer saber mais daquilo que cremos.

      Excluir
  8. felizmente temos que crer mesmo é pela fé por que fosse por vista seria uma catástrofe todos os dias,pois os pensamentos do homem faz com que ele ainda tenta pensar que consegue explicar DEUS é muito porque muitas pessoas pela fé ja esta colocando DEUS em prova,porque não deveria ter agido(segundo sua opinião)assim e com tem morrido por dentro dia a dia hora a hora segundo a segundo...ja pensou se muitos desses tivesem que ver à glória de DEUS como Saulo viu?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com vc, anônimo 12 de fevereiro de 2013 01:52. Nós, humanos, já somos completamente insignificantes comparados à grandeza de Deus, e por causa do pecado só conseguimos usar 10 por cento de nossa capacidade mental (isso aqueles q são inteligentes), sendo assim como querer entender DEUS?!! Ele é amor sim! As crianças inocentes q não puderam ir na arca por causa dos pais estão salvas, esperando Jesus voltar! Noé pregou por 120 anos, teve gente que acreditou na mensagem, mas não viveu até o dia do dilúvio. Essas pessoas tbm estão salvas . Apesar de eu saber q vcs usam a desculpa dos "animais inocentes" só para confirmar o ódio de vcs para com Deus, eu vou dizer só mais uma coisa: Deus é justo e o mais importante, ele é amor. Na minha opinião os animais que não foram pra arca morreram, mas sem dor alguma. Foi simplesmente um descanso.

      Excluir
    2. isso me fez pensar realmente ja tentei explica muitas coisas tanto de modo geral quanto na minha propria vida, acho que muitos nao acreditam em Deus por isso criticam e subestimam ele, as pessoas se acham inteligentes de mais e esquecem que Deus esta muito acima de nos e do nosso entendimento, eu nao questiono Deus em hipotese alguma e sei que irao me criticar por isso, mas eu sinto ele na minha vida e sei que ele existe, e nao o questiono porque foi ele quem criou o ser humano e ele ve sabe de tudo se ele achou por bem acabar com sua propria criacao que assim seja, Deus nos ama e se o ser humano nao correspondeu ao amor dele duvido blasfemo fez tantas coisas ruins e as pessoas so sabem dizer que Deus e que e um tirano egoista

      Excluir
  9. Esse Blog é uma tremenda porcaria...hahaha... nunca vi tanta besteira e tanta incompetência Teológica juntas. Até parece que não sabe qual o fator principal necessário para entender a Bíblia.
    Tenho muita pena disso, porquê quando perceberem pode ser tarde demais...
    Um Abraço, Deus o perdoe por tais blasfêmias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for o deus malvadão, birrento e sanguinário do Velho Testamneto, ninguém será perdoado. Nem mesmo você. kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  10. Bom, eu não discuto. Se o cara não crê, não crê e pronto, será perda de tempo da minha parte insistir, e eu devo respeitar a opção de "não crer" de cada um.
    Porém (para quem quer buscar saber mais para formar a própria opinião), em Gênesis 10:25 nos é dada a informação sobre como "um casal de onças nadando pelo vasto oceano" chegou a Noé. Em resumo, os continentes foram formados depois do dilúvio. E essa passagem, não se refere à dividir em nações(ou línguas), pois isso foi em Gênesis 11:9.
    Em relação à morte de animais e crianças, realmente, isso nos choca até hoje. Porém, na ótica humana, do nosso dia-a-dia, tudo acaba na hora da morte, alegrias, sonhos, projetos, etc... mas para Deus é diferente. Para Ele o principal é a eternidade, e a vida aqui, é passageira e breve, comparado com a eternidade.
    Bem, apenas uma contribuição para a conversa do blog.
    Até mais.
    agircristao@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como posso conversar mais com voce a respeito? gostei da sua colocacao

      Excluir
    2. ô gente...mau feito são voces...e iguinorante ou ignorante são aqueles que :primeiro precisam aprender a escrever e depois precisam aprender a ler, e só mais uma coisa a Biblia sagrada é um bestseler (é assim que escreve?)
      vamos ler minha gente senão cuidado com o próximo diluvio...

      Excluir
  11. Deixem eles desacreditar do poder de Deus, jesus cristo esta voltando, eai vcs ateus vai pedir perdão pra Deus, ignorantes vcs não sabem o que dizem tenham vergonha seus medíocres, "TENHAM FÉ EM DEUS E PROCUREM UMA IGREJA" vcs vao ver q Deus poderoso estará sempre ao seu lado, eo que vcs dizem saem da boca pra fora, mais como diz JESUS CRISTO se tu me negas entre os homens, te negarei diante do pai" quase isso

    ResponderExcluir
  12. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
    Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
    E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
    Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;

    Mateus 7:21-24

    ResponderExcluir
  13. Um dia quando vocês fechar os olhos vocês vão ver a verdade por não acreditarem na palavra do todo poderoso jesus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passei vinte anos da minha vida fechando meus olhos, dobrando meu joelhos
      Hoje me envergonho disso
      Hoje sei que fui enganado por toda vida
      Só consegui enxergar quando perdi o medo de perguntar
      Sofri tanto que o inferno não seria mais problema pra mim então perdi o medo e quis conhecer melhor esses deus bondoso mas pedia pra matar , deixava seus filhos passar necessidade pra restar seu amor
      Que deus bom e esse ?
      Só na cabeça de vocês
      Vamos deixar de ser hipócritas e parar de fingir que esses deus existe e vamos cuidar uns dos outros
      A humanidade está precisando de união e não de religião
      Religião confunde gera conflito gera mortes e o deus fodao nas faz nada pra isso acabar
      Então paremos com essa mentira popular e vamos viver

      Excluir
  14. Eu entrei nesse site para tirar uma dúvida e, vi que ele não tinha a resposta.
    Mais vi de um lado os céticos e do outro os crentes, ambos perdendo seu tempo.

    Ao invés de resolverem seus problemas de uma forma pacífica e ouvindo a opinião dos outros(que é o que uma pessoa civiliza faria), estão se agredindo verbalmente e envergonhando o evangélio.Essa foi uma das razões de Deus ter destruido a raça humana. Vocês céticos se acham donos da verdade, mais não admitem que existe um vazio dentro das suas vidas, e que ficam tentando preenche-lo, vcs acreditam só não admitem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito
      Sou inteligente o suficiente
      Na tenho necessidade de acreditar em um início já que sabemos que toda espécie que hoje habita a terra inclusive o ser humano vem da evolução de outra espécie
      Ou temos que ignorar o que estudamos e toda prova científica?
      Ter fe pra muitos aqui e se manter ignorante
      Pra mim não da.

      Excluir
  15. Desde quando hipóteses são provas científicas? Lamento por aqueles que vivem ou viveram na Igreja e nunca conheceram Deus e também pelos que estão fora e ridicularizam o que não conhecem, mas o amor e cuidado de Deus não dependem do que eu ou vocês acham. O mundo está sendo destruído por falta de temor a Deus. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo é o mandamento maior deste que muitos creem e outros não.

    ResponderExcluir
  16. Muito boa sua colocação, também concordo.

    ResponderExcluir
  17. Kkkkkkkk Deus é tão misericordioso. Senhor, é tantas pessoas cegas que não ver o quanto tu és Magnífico. Eles nunca sentiram o verdadeiro amor correr em suas veias. Meus amigos, parem de julgar. Corram pra os braços do Pai, mesmo com todo esse julgamento, Ele ama a TODOS, sem exceção. Pode ser o pior pecador, pode não acreditar em nada. Mas quando vc começa a ter uma intimidade, nunca mais quer sai de perto dEle. Deus é Deus. Ele é muito perfeito. Digo isso com todo o ar que estar nos meus pulmões. Eles nos deu a vida. Só tenho a agradecer e exalta-lo para todo o sempre.

    ResponderExcluir