É bem provável que muitas pessoas nunca chegam a ver um ovni em suas vidas, enquanto muitos outros tiveram avistamentos e garantem que não foi só um, mas em vários momentos diferentes em suas vidas.
Por exemplo, sabe-se que o astrônomo Clyde Tombaugh, o "descobridor" de Plutão e observador inveterado do céu, admitiu ter visto ovnis três vezes em sua vida. Então a questão é, por que há pessoas que nunca viram um ovni, enquanto há outros que afirmam ter visto vários?
Para responder a esta pergunta, é preciso saber primeiro qual a probabilidade de uma única pessoa ver um ovni em sua vida. Honestamente falando, ninguém pode ter a autoridade para dar um valor de probabilidade de tal certeza. A razão para esta dificuldade é que os ovnis são frequentemente relatados por testemunhas, e não se sabe a quantidade exata do total de casos.
Tentando não abordar a dificuldade acima, mas tentando encontrar algo que pareça ser a resposta, tentemos fazer uma suposição razoável de que seria provável.
Diremos que dentro do período de um ano, apenas uma em cada mil pessoas verá (ou acredita ver) um ovni. Portanto, o resultado é que os restantes 999 pessoas não vão ver nada de estranho.
Assim, a probabilidade de que você veja um ovni em um ano é bastante baixa, oque é razoável. Mas a vida de uma pessoa é de muito mais que um ano. Portanto ficaria mais provável um avistamento ao longo de anos do que em um só. Ainda assim, a probabilidade permanecerá baixa, e mesmo assim haverá muitas pessoas que nunca vão ver um ovni em suas vidas. O próprio fato de que algumas pessoas tiveram várias aparições ao longo de suas vidas, e os outros não tiveram a oportunidade (ou sorte?), pode gerar alguma frustração em outras.
Tudo isto é conseguido através de um cálculo simples. Assume-se como verdadeiro o valor de 1 em cada 1000 pessoas vão ter um contato imediato no período de um ano. Então, a partir daí, calculamos a probabilidade de uma pessoa em particular ver quatro ou mais ovnis em sua vida. Como todos podem imaginar, essa probabilidade é remota.
Mas o que acontece se falamos de uma população de 100 milhões de pessoas? Bem, os cálculos indicam que é muito provável que em grandes populações, há realmente pessoas que viram quatro ou mais vezes ovnis em sua vida!
Basicamente, esse resultado é esperado, considerando que já houve casos de pessoas que ganharam prêmios de loteria duas ou três vezes em suas vidas. Mesmo assim, nota-se que as conclusões do cálculo devem ser tratadas sempre com cautela.
Em primeiro lugar, deve-se notar que nenhum avistamento pode ser considerado de tecnologia extraterrestre, deve se analisar o objeto voador não identificado, ou seja, aparentemente poderia ter uma explicação convencional, como uma aeronave comercial, asteroides, fenômenos atmosféricos, estrelas cadentes ou uma nave interplanetária pilotada por homenzinhos cinzas.
Por outro lado, também aproveito a oportunidade para esclarecer que de forma alguma a minha intenção é defender a tese de que alguns avistamentos que afirmam ter tido encontros com extraterrestres ou seus veículos em diversas ocasiões são reais. O número de avistamentos estão fora dos limites para o raciocínio probabilístico, se haver um falso contatado, então obviamente, as suas aparições seriam fraude, o que levaria os cálculos a não terem um resultado certo. De qualquer forma, levo em consideração apenas os que fornecem provas tangíveis de seus supostos contatos.
Conclui-se então que é muito difícil para uma pessoa ver ovni em sua vida várias vezes, enquanto há outros que nunca viram, ou que talvez tenha a sorte de ver um.