Uma nova classe de planetas chamados de 'mundos de água' foi descoberto por astrônomos. Estes planetas são compostas de líquido e estão rodeados por uma atmosfera de vapor de espessura, relatam os pesquisadores.
A nova classe de planeta foi identificado com a ajuda do telescópio orbital Hubble e foi nomeado de GJ 1214b. Considera-se agora por uma equipe internacional de astrônomos liderados por Zachory Berta, Harvard Smithsonian Center for Astrophysics. O GJ 1214b está na constelação da serpente há apenas 40 anos-luz da Terra.
"É um planeta que é diferente de tudo que sabemos até agora", disse
Zachory Berta, explicando os detalhes da descoberta. "Uma grande proporção de sua massa é composta de água."
O planeta aquático pertence à classe de exoplanetas, aqueles que estão localizados fora do sistema solar. Ele orbita uma anã vermelha a cada 38 horas e calcula-se que a temperatura da superfície é de cerca de 230 graus Celsius. Seu diâmetro é de cerca de 2,7 vezes maior que a Terra e seu peso é de cerca de sete vezes maior, mas é menor e mais leve do que Urano.
Dada a massa conhecida e tamanho do planeta, astrônomos podem calcular a sua densidade, o que é de apenas duas gramas por centímetro cúbico. A água tem uma densidade de uma grama por centímetro cúbico, enquanto que a densidade média da terra é de 5,5 gramas por centímetro cúbico. Estes dados levaram os cientistas a concluir que o planeta GJ 1214b tem muito mais fluido e menos rocha do que a Terra. Como resultado, e se as conclusões dos cientistas estiverem certas, a estrutura interna do planeta GJ 1214b é muito diferente da Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário