terça-feira, 10 de maio de 2011

O mistério das linhas de Nazca


As Linhas de Nazca são um enigma. Ninguém tem provas de quem os construiu e por quê. Desde sua descoberta, as Linhas de Nazca tem inspirado explicações fantásticas a respeito dos deuses antigos, sendo que uma pista de pouso foi construída para o regresso dos deuses, um calendário celestial criado pela antiga civilização de Nazca. Sua criação é estimada entre 200 ac e 600 dc.


Há também enormes geoglifos desenhados no solo do Egito, Malta, Estados Unidos (Mississipi e Califórnia), Chile, Bolívia e em outros países. Mas os geoglifos de Nazca, por causa de seus números, as características, as dimensões e a desconhecida civilização que os fez, até hoje é um grande mistério para os arqueólogos.


A explicação mais aceitável é que provavelmente essas linhas foram usadas para rituais que estão se relacionados com a astronomia, para confirmar o conhecimento astronômico que tinham a antiga população e para determinar suas funções através de rituais econômicos, ou também pelo sistema de abastecimento de água subterrânea.

Mas nenhuma explicação é convincente para determinar quais foram as funções dessas enigmáticas linhas.


As Linhas de Nazca estão localizados no deserto de Nazca, um altiplano árido que se estende entre as cidades de Nazca e Palpa no pampa (uma grande área plana do sul do Peru). A planície deserta da costa peruana, que inclui o Pampa de San Jose (Jumana), Socos, El Ingenio e outros, na província de Nazca, mede 400 km. Ao sul de Lima, abrange uma área de aproximadamente 450 km, do deserto de areia, bem como as encostas dos contornos dos Andes. Elas cobrem cerca de 400 quilômetros quadrados de deserto. Gravadas na superfície de areia no deserto de Pampa tem cerca de 200 figuras feitas em linhas retas, suas formas geométricas só podem ser vistas do ar, em grande altitude.


A planície de Nazca é praticamente exclusiva para a sua capacidade de preservar as marcações sobre ela, devido à combinação do clima (um dos mais secos da Terra, com apenas 20 minutos de chuva por ano) e do solo, plano de pedra que minimiza o efeito do vento no nível do solo. Sem chuva de poeira ou areia para cobrir a planície, e pouco vento, as linhas traçadas aqui tendem a ficar desenhada por muito tempo. Esses fatores, combinados com a existência de um subsolo mais claro abaixo da crosta deserto, fornecem um vasto painel de escrita que é ideal para o artista que quer deixar sua marca para a eternidade.



Parecem haver vários projetos constituídos por figuras de animais, flores e plantas, objetos e figuras antropomórficas de proporções colossais feitos com linhas bem definidas.


Um exemplo disso é o desenho de um estranho ser com as duas mãos enormes, uma normal e outra com apenas quatro dedos.


Um antigo astronauta;

Não existem explicações do que pode representar esse desenho.


Um espiral;


Uma suposta pista de pouso;


Um macaco;


Um cachorro;(também foram encontrados outros animais com quatro patas)


Um beija-flor


Se você possuir o excelente programa Google Earth, tente encontrar essas enigmáticas linhas consultando este mapa para melhor entendimento.

1. Baleia
2. Asa
3. Condor
4. Pássaro
5. Animal
6. Espiral
7. Lagarto
8. Árvore
9. Mãos
10. Espiral
11. Aranha
12. Flor
13. Cão
14. Astronauta
15. Triângulo
16. Baleia
17. Trapézio
18. estrela
19. Pelicano
20. Bird
21. Trapézio
22. Beija-flor
23. Trapézio
24. Macaco
25. Lhama
26. Trapézio

28 comentários:

  1. Claramente um padrão estratégico. Um civilização da idade das pedras, conseguir produzir vidro para desenhar imensas figuras só para rezar não faz nenhum sentido, e mais prudente admitir que existe uma tecnologia E.T que fez estes geoglifos para orientar-se em voo, como uma pista de pouso.

    Gostei do Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer especular, especule direito, caro Marcelo dos Santos. Dizer que essa teoria alienígena é coerente dizendo que a "a civilização [de Nazca] da idade das pedras" não construiria tais linhas sem ajuda externa e que é "mais prudente admitir que existe uma tecnologia E.T (...) para orientar-se em voo", me poupe do seu raciocínio falho e fraco.

      Sugiro você ler as obras do JRR Tolkien. Muita arte, fantasias e ação. Caso tu queiras um pouco de lucidez para conseguir expor sua opinião de forma coerente, pelo menos, me acompanhe:

      1) As linhas do planalto de Nazca são relativamente jovens. Datadas de 400 anos DEPOIS de Cristo. Algumas delas são mais recentes ainda. Consegue compreender que esta civilização não tem nada a ver com o período neolítico (ou "das pedras") como você sugere no seu fraco comentário?

      2) A razão de uma SUPOSTA tecnologia tão superior a nossa que por motivos obscuros e duvidosos viajariam milhões ou bilhões de anos-luz para DESENHAR LINHAS a fim de orientar-se em voo? Que isso, Marcelo. Neste seu mundo, os "visitantes" devem ter feito um caminho-de-pão pelo espaço pra não "esquecerem" o caminho de volta. Tanta tecnologia "avançada" como você diz que eles precisaria de desenhos de macacos para se guiarem em pleno voo.

      - Ei, piloto, cuidado, estamos passando pelas americas.
      - Como você sabe?
      - Veja, ali está aquele macaco que desenhamos.
      - Que coisa, é verdade. Mas não seria mais fácil usarmos pelo menos a tecnologia rudimentar.. como é o nome mesmo? .. ah, lembrei GPS ou mapa nautico ou bússula ou posição solar?
      - Não, desenhos são melhores de entender. Temos um macaco, logo estamos nas Americas.

      Deboches e bullying a partes, admito pra você, caro Marcelo, que eu também não compreendo orientações aeroespaciais, entretanto eu jamais arriscaria falar tamanha bobagem o qual você falou em seu post. Estudos da Universidade de Kentucky (EUA) já provaram há anos através de artigo, fotografias e filmes disponíveis para qualquer pessoa que fale inglês de que "estacas datadas de menos de dois mil anos foram usadas para alinhar as retas dos desenhos (linhas) juntamente com cálculos rudimentares para se criar curvas em larga escala." No material disponível NO GOOGLE ATÉ MESMO cita-se que "facilmente (aqueles desenhos de Nazca) cada desenho podem ser reproduzidos por um pequeno grupo de pessoas em uma semana com poucas horas de trabalho diário.". Leve em consideração que sua preguiça de ficar sentado e imaginar que varrer o deserto seria impossível, saiba que para a fé, o poder de persuasão ou a simples ditadura é capaz de fazer pessoas, povos, civilizações inteiras se mobilizarem para fazer um único objetivo: criar linhas ao longo de sua história baseado em crenças que, na boa, não interessa quais. PONTO.

      Quando for comentar, traga algo não observado ou demonstre, pelo menos, coerência e conhecimento em seus pontos de vista. Lição para a vida, meu caro.

      Fique bem. Abraço.

      Excluir
    2. Que otário intolerante!

      Excluir
    3. O Aldo, você sabe dizer se nas linhas, não nos desenhos, mais nas linhas e nos platos foram encontrados e possivelmente feitos com areia vitrificada?

      Excluir
    4. Esse Aldo aprendeu ctrl c + ctrl v e acha que sabe tudo.......diz aí sabidão....a Bíblia foi escrita no Word e imprimida em uma HP ?.....( Ninguém é melhor que ninguém !!! ).... Lição para a vida, meu caro.

      Fique bem. Abraço.

      Excluir
    5. Só acho q o Aldo tá certo.

      Excluir
  2. Acredito que sendo desertica a região e que esfria
    ao anoitecer. Se pudessem fazer com que uma das
    figuras de linhas unicas EM CHAMAS,elas seriam vistas no ceu á noite.

    ResponderExcluir
  3. SOBREVOEI AS LINHAS!!!!!!!!!!!!!

    SÃO HIPNOTIZANTES!!!!!!!!!!!!!

    A PESSOA QUE ESTAVA COMIGO VIU O ASTRONAUTA ABAIXAR O BRAÇO, E JURA QUE ESTAVA EM POSIÇÃO DE SENTIDO!

    ResponderExcluir
  4. Alguém pode passar as coordenadas do Google Earth por favor?

    ResponderExcluir
  5. "HÁ MAIS COISAS ENTRE O CÉU E A TERRA DO QUE SUPÕE A NOSSA VÃ FILOSOFIA" JÁ DIZIA WILLIAN SHAKESPEARE.

    ResponderExcluir
  6. gostei dessa piada irônica Aldo:
    Ei, piloto, cuidado, estamos passando pelas americas.
    - Como você sabe?
    - Veja, ali está aquele macaco que desenhamos.
    - Que coisa, é verdade. Mas não seria mais fácil usarmos pelo menos a tecnologia rudimentar.. como é o nome mesmo? .. ah, lembrei GPS ou mapa nautico ou bússula ou posição solar?
    - Não, desenhos são melhores de entender. Temos um macaco, logo estamos nas Americas.

    O senhor pensa igual eu no raciocínio lógico, e eu também sou tolerância zero com essas pessoas, é complicado, agente estuda um assunto por anos e anos, e sempre vem pessoas fala uma asneiras nada a ver sempre em poucas linhas ! mas vejo que sempre tem algumas informações sobre Nazca que ainda não sei, tanto é verdade que esse assunto muito me interessa, que aos 15 anos li o primeiro livro falando das linhas de Nazca, e daqui alguns dias eu faço 31 anos, gostaria de dialogar com pessoas inteligente feito tu para trocar informações sobre esse tema, e outros por ventura para novos dialagos! boa noite!
    https://www.facebook.com/julianoeveronicaPLACACIRCUITOIMPRESSO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão inteligente que escreve "agente estuda", "sempre vem pessoas fala uma asneiras nada a ver", "dialogar com pessoas inteligente"... antes de aprender sobre Nazca, ia sugerir uma boa língua portuguesa....ahuahaauahuau

      Excluir
  7. apesar de eu não acreditar fielmente em ajuda extraterrestre , como è que a 2000 anos atraz se cortava a ponta de uma montanha inteira com as mãos? com paus?

    vá pessoal a eu também sou ceptico mas apenas existem teorias e nao provas reais em ambos os lados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, eu tbm acho a mesma coisa.
      Tem muitas coisas que não conseguimos explicar.
      Por isso que eu fico tendencioso a acreditar que eles tiveram ajuda de alguém para construir isso.
      Por que nós em pleno ano 2014 não conseguimos explicar como que eles fizeram, já é o indicio de que algo muito maior aconteceu ali

      Excluir
    2. Estes comentários fazem lembrar a pobreza do conhecimento de cada um, a razão humana. Não se deve brincar com coisas sérias, acreditem ou não... não somos unicos... na imensidão do espaço existem mais e mais civilizações e atenção... comentários como estes que aqui consegui lêr também existiram quando o homem tentou voar pela primeira vez, chamavam a essa gente louca, como é que objetos mais pesados que o ar conseguiriam...

      Excluir
  8. Observei os traços e, de fato, são intrigantes. Acho possível sua construção por mãos humanas, ainda que fosse naquela época. Penso também que a questão gira em torno da sua finalidade, já que o resultado não estaria visualmente disponível para os seus próprios construtores. A princípio, pela disposição das figuras, me pareceu uma espécie de exercício de uma técnica de desenhos em grande escala. Mas cada figura conter um significado e, seu conjunto, pertencente a um campo de significação ainda desconhecido. Ainda no campo da especulação, sua finalidade pode estar relacionada a tributo ou adoração de cunho religioso. Mas não descarto a hipótese de estarem aqueles traços associados forma de contato com extraterrestres. O homem contemporâneo fez isso, lançando um objeto no espaço sideral, lembram? Não levar em conta essa possibilidade seria sim um erro lógico. A questão não está fechada.
    Abs,
    Mario Luis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mario, concordo com você.
      Infelizmente os céticos ridicularizam o fato de eles poderem ter tido contato imediato com seres do "espaço"...kkk...parece engraçado falando assim.
      Mais seria muita ignorância achar que estamos sozinhos no universo....

      Excluir
  9. Muito bem gostei do seu comentário

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é Beatriz eu tenho 17 anos e comecei a pesquisar e me interessar sobre o assunto a pouco tempo e adorei o blog, e vou continuar pesquisando só fico descontente de até hoje não ser solucionado tantas coisas que queremos saber, o porque " da quilo" estar ali, o porque da quela coisa tão importante existir e muitas vezes querendo trazer alguma mensagem pra nós, mas não conseguimos decifrar. Poderia ter soluções óbvias, mais infelizmente a verdade está bem escondida e se até hoje ninguem conseguiu revelar será que um dia alguem conseguirá? Até quando vão esconder verdade de todos nós? Até quando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A verdade do meu ponto de vista é que Deus não existe a bíblia não passa de um conto que na época alguém escreveu e o homem de tão burro não percebeu que não passa de um livro besta que não fala nada a verdade,e daí criaram várias religiões,eles provavelmente do meu ponto de vista nunca encontraram o autor do livro e acharam que foi uma coisa sagrada de um possível criador e assim foi,más vc tem q ter certeza que eles existem isso é a verdade tem vários enigmas da vida que a bíblia n explicou ou seja ela n existe é somente um livro escrito por alguém não reconhecido,essa é a verdade!

      Excluir
    2. Correção!Quando eu disse eles eles eu quis dizer aos aliens!

      Excluir
  11. Ei não tem a bíblia?Tem ela n fala td da humanidade não fala como os humanos tem que ser,mas por que ela n fala das linhas de Nazca,eu quando criança estudei a bíblia dos católicos envangélicos e Testemunhas de Jeová,mas não vi nada semelhante a isso,será que Deus ou Jeová sei lá como se chama não existe será que Jesus foi também criado por um homem mt inteligente?Será que a bíblia não passa de uma farça?Será que os aliens de fato existem,más o homem que não notou a presença deles(Somente os inteligentes notaram)Em?Se alguém acredita que Deus(Jeová)Existe se alguém consegue me provar pf responda,isso é a prova que deus n existe além das outras!!!

    Meus parabéns ao criador desse blog!!!

    ResponderExcluir
  12. eu acredito q as linha de nazca seja um grade mapa espacial , nao tenho prova nem argumento, tenho apenas 13 anos mas vou crescer e me forma e descobrir e ser o maior astronomo q ja existiu,hoje ja estudo e descobro varias constelações que parecem com os desenhos,me espiro em Maria Reiche e vou terminar oq ela começou vou ser o primeiro humano a ter comtato com extraterrestre gravem meu nome ass:luis

    ResponderExcluir
  13. Eu sou da seguinte opinião:
    Quer refutar qualquer teoria ? Então prove por AeB que sua refutação e convincente.
    Como ? Simulando, fazendo sua analise critica sair do campo teórico e ir para o pratico
    Deem algumas estacas e instrumentos rudimentares para eles mesmos q moram la atualmente e peçam para fazer por exemplo , a aranha.
    Sem ter noção de como seu desenho ira aparecer do alto, no céu.
    Minha opinião pessoal e que essas linhas nazca, algumas foram desenhadas por pessoas haja visto a qualidade rudimentar de umas figuras e outras não, penso q um outro povo tecnologicamente avançado os fizeram.
    Vejam dois casos emblemáticos: O colibri e o astronauta. O colibri e um desenho perfeito já o astronauta, uma tosca tentativa de desenhar alguém e pior, alguém acenando para o alto!! Isso pra mim já basta e serve como comprovação de q alguns povos como os incas, tiveram contato c uma civilização avançada, q os visitaram e que s ajudaram. Q cortaram toneladas de pedras e fizeram uma cidade perfeita pra eles.
    Assim como também os egípcios q também tinham a mesma técnica ao alcance e fizeram as pirâmides.

    ResponderExcluir
  14. Ao ver essa imagem ai de todas as figuras uma do lado da outra fica igual quando deixo meu filho desenhar em um papel.muito estranho como se alguma coisa tivesse brincando de desenhar no chao kkkk

    ResponderExcluir
  15. Ao ver essa imagem ai de todas as figuras uma do lado da outra fica igual quando deixo meu filho desenhar em um papel.muito estranho como se alguma coisa tivesse brincando de desenhar no chao kkkk

    ResponderExcluir
  16. Acho,que um dia vamos descobrir a verdade e que muitas mentiras forao ditas e escritas.....

    ResponderExcluir