segunda-feira, 11 de junho de 2012

NASA: Tempestade Solar poderá ser uma catástrofe global



Uma tempestade solar poderia ameaçar o funcionamento de redes de televisão e Internet em 2013 e seus efeitos seriam vinte vezes mais catastróficos do que o furacão Katrina, disse a Agência Espacial dos EUA (NASA).




Especialistas da NASA voltaram a advertir do perigo potencial para a Terra sobre a explosão de uma tempestade única e grande gerada a mais de 150 milhões de quilômetros de distância da Terra, na superfície do Sol.




"Uma atividade solar extremamente intensa são esperadas nos próximos anos, os níveis crescentes poderá causar uma catástrofe sem precedentes. Nossa energia e sistemas de comunicações seriam seriamente danificados pela aplicação do plasma solar e nosso sistema de vida confortável ocidental, que depende mais do que nunca de tecnologia, entraria em colapso como um castelo de cartas." afirmaram.




Os investigadores, decisores políticos e os políticos americanos se reuniram no Fórum Tempo Espaço, em Washington para aguçar o foco na proteção de infraestrutura crítica. O objetivo final é melhorar a capacidade humana para se preparar, mitigar e responder a meteorologia espacial potencialmente devastadora.




"Eu acho que estamos em uma nova era em que o clima espacial pode ser tão influente em nossas vidas diárias como o clima terrestre." disse Richard Fisher, chefe da Divisão de Heliofísica da NASA.




"O sol está acordando de um sono profundo e nos próximos anos, esperamos ver níveis de actividade solar  muito mais elevados. Ao mesmo tempo, a nossa sociedade tecnológica desenvolveu uma sensibilidade sem precedentes para as tempestades solares." explicou o especialista.




As sociedades modernas de hoje são mais dependentes do que nunca da rede de energia inteligente como GPS de navegação, controle de tráfego aéreo ou sistemas de comunicação, o que poderia ser eliminados por uma tempestade solar intensa, pela falta de tecnologia voltaríamos para a idade da pedra, literalmente.




A NASA acredita que grande parte dos danos podem ser minimizados, se conhecida com a maior precisão possível a chegada de uma tempestade intensa, para minimizar os danos, ações poderiam ser tomadas, por exemplo, proteger satélites ou desligar os transformadores.




É claro, que a perda da tecnologia não seria nosso único dano, a falta de alimentos e água também seriam cruciais para a nossa sociedade. Infelizmente, uma intensa tempestade solar não pode ser evitada e nem combatida as suas consequências, o que resta é estudarmos mais as estranhas atividades do Sol, pois quem nos deu vida todo esse tempo pode facilmente nos tirar.  

2 comentários:

  1. Bom vim do futuro, 16/06/15, para avisar q nada aconteceu

    ResponderExcluir
  2. E eu vim de 06/01/16, e nada também.

    ResponderExcluir