sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Nessie: O monstro do Lago Ness



O monstro do Lago Ness, Nessie familiarmente chamado, é o nome de uma criatura lendária, que habita esse lago, um profundo lago de água doce (conhecido como Loch Ness, na Escócia) perto da cidade de Inverness. Juntamente com Big Foot e o Yeti, Nessie é talvez o "mistério" mais difundido da criptozoologia.




A maioria dos cientistas e outros especialistas dizem que as evidências que apóiam a existência de Nessie não são convincentes, e podem considerar os relatórios como fraudes ou de erros de identificação de criaturas reais.




Descrições mais modernas da aparência do monstro, indicam que haveria uma criatura que seria semelhante a um plesiossauro extinto, uma das criaturas pré-históricas aquáticas. Assim, a descrição moderna normalmente seria muito semelhante ao plesiossauro a partir de fósseis apresentados pertencentes à era Mesozóica, que indicam que este animal deve ter sido um animal pré-histórico físico enorme, com um pescoço longo, cabeça pequena e dois pares de propulsão submarina. A hipótese discutida sobre a conexão do plesiossauro com o monstro do Loch Ness, se tornou um tópico popular no início do campo da criptozoologia.




No entanto, os cientistas e também a grande maioria dos criptozoologistas, sugerem que a hipótese de que o monstro do Lago Ness ser uma espécie de plesiossauro restante é algo que parece altamente improvável. Entre as razões apontadas, estão:




Eles precisariam ter uma colônia de reprodução dessas criaturas para que eles pudessem experimentar uma sobrevivência a longo prazo, e junto com o fato de que haveriam muitos plesiossauros necessários para ir até a superfície para respirar, isso resultaria em avistamentos mais freqüentes para serem relatados no presente.




Muitos biólogos também apontam que o Lago Ness não é grande ou produtivo o suficiente para ter uma biomassa que pode suportar até mesmo uma pequena família dessas criaturas.




Além disso, o lago foi originado como o resultado de uma recente glaciação geológica e foi congelado em estado sólido durante a era glacial.




Um grupo de cientistas criaram uma teoria que diz que o monstro é, um dinossauro parente do plesiossauro, que além de nunca ter sido documentado, possuía uma estrutura óssea diferente de seu suposto primo e o corpo adaptado a condições climáticas diferentes, que vivia no Oceano Ártico ou Atlântico.




Assim, um grupo dessas criaturas entrou pelo Rio Ness (uma das únicas ligações do lago com o mar) e depois de certo tempo o rio ficou muito raso, e as criaturas não puderam sair, graças ao alimento farto de salmões, enguias e trutas as criaturas se adaptaram à vida no lago.


Um comentário: