quinta-feira, 28 de março de 2013

Estranha rocha encontrada em Marte



O robô Curiosity da NASA que se encontra em solo marciano, descobriu uma rocha nova e estranha que tem atraído a atenção dos cientistas. Quando o veículo passou sobre a pedra, que foi chamada de "Tintina", ela quebrou ao meio revelando uma superfície interior branca e brilhante. Os pesquisadores acreditam que a rocha é composta do mesmo material encontrado na área brilhante conhecido como Yellowknife Bay, onde encontraram fortes evidências de água e minerais.




A fotografia da pedra foi obtida pela câmera MastCam do Curiosity, que pode obter imagens infravermelhas. É uma pequena pedra de 3 x 4 cm. Conforme explicado pela agência espacial dos EUA durante a Conferência sobre Ciências Lunares e Planetárias (Texas), a mesma câmera permitiu aos cientistas detectar água em certos minerais.




"Com MastCam podemos ver os sinais de alta hidratação nas veias estreitas que cruzam várias das rochas da região", explicou Melissa Rice, do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, que afirmou que "quando as veias são brilhantes e porque contém minerais hidratados."




A NASA também detectou hidrogênio que parece ser parte das moléculas de água ligadas aos minerais encontrados sob o objeto. Assim, os cientistas acreditam que a argila descoberta durante a perfuração da rocha, deve ter sido criado por molhados processos ambientais.




Na semana passada, no mesmo lugar onde agora descobriram novas evidências de água, a análise de Curiosity determinou que Marte poderia ter abrigado vida no passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário