quinta-feira, 4 de abril de 2013

O dinossauro de Angkor Wat



Têm sido frequentes as teorias de que os dinossauros e as pessoas vieram a viver juntos. É uma das mais conhecidas são as evidencias deixadas por civilizações remotas que sugerem não ser apenas teorias.




Angkor Wat é um templo situado no Camboja. É o maior templo da Terra e foi construído para o rei Suryavarman II no século XII. Tornou-se um símbolo do Camboja, aparecendo em sua bandeira nacional, e é a principal atração do país para os visitantes.




Existem numerosas representações de espíritos guardiões que adornam as paredes de Angkor Wat, e muitas outras representações de cenas da mitologia védica.




Contém em suas paredes centenas de círculos de pedra decorativos que representam diversos animais conhecidos, como elefantes, macacos, veados, búfalos, papagaios, lagartos, etc.




No entanto, existe a representação de um animal que obviamente não pode ser tão familiar à maioria das pessoas, a representação é em uma coluna ao lado da entrada do templo. É uma criatura que tem uma notável semelhança com uma espécie de dinossauros conhecidos, o "Stegosaurus". E claro, se há uma escultura de um estegossauro em um antigo templo, apoia a crença de que dinossauros e seres humanos viveram juntos.




Obviamente, é impossível que no século XII, grandes dinossauros passeassem livremente através das selvas do Camboja, mas a verdade é que a figura parece representar isso.




O que enfatiza ainda mais a teoria de que as civilizações antigas, como a de Camboja entre outras espalhadas no mundo conviveram com seres considerados pela ciência como pré-históricos. Existe algo de errado na história que nos contam?




Mas ainda, como se não bastasse existe um outro mistério. Como que os Khmer (o povo dominante na época), sabia desta espécie que habitavam a terra há 150 milhões de anos. E, esses lagartos gigantes povoaram os continentes da América do Norte e o norte da Europa durante o Jurássico. 




Também tem se considerado a hipótese de o desenho de Angkor Wat ser outra espécie de dinossauro. Mas nenhuma espécie que apresente as mesmas características foi encontrada habitando a área que hoje é a atual Ásia.




A arqueologia diz que é provável que seja a representação de um réptil da família dos crocodilos, especificamente o crocodilo marinho. Talvez esta seja a teoria mais sensata. Também é apoiada de que possa representar um dragão, mas não se encaixam no padrão do resto das representações, o que torna pouco provável de que queria representar um dragão.




O fato é de que esta é mais um mistério que sobrevive por séculos, e que está longe de ser solucionado. Talvez o próprio destino que nos de a resposta. Mas não se pode negar a inegável beleza de Angkor Wat, assim como o misterioso dinossauro que aparece entre suas infinitas arquiteturas, também existe o mistério de sua fascinante engenharia.

4 comentários:

  1. Com certeza a representação do dinossauro no portal em referencia não deve ser fruto da imaginação fértil do artista. Deve ser sim a representação de um animal que ele conheceu.

    ResponderExcluir
  2. Pois é pessoal, muitas são as teorias, muitas são as crenças e inúmeros e incontáveis são os mitos que giram em torno da questão de sermos ou não os únicos habitantes desse vasto universo, porém devemos nos manter atentos aos fatos comprovados pela ciência que podem nos levar a saber talvez a verdade da ida do homem à lua, ou de possíveis visitas alienígenas ao nosso mundo, para quem desconhece sobre o fato é só pesquisar um pouco sobre o "Cinturão de Van-Hallen" e tirar suas próprias conclusões, esse cinturão cerca nosso planeta e possui tão grande radiação que nenhuma das tecnologias terrestres poderia construir paredes em uma nave que fossem capazes de transportar um ser vivo sem que o mesmo sofresse severos efeitos da radiação, tornando dessa maneira totalmente improvável a suposta visita humana à lua, nesse link fala um pouco sobre o fato....
    http://opiniaopliticaeeconomica.blogspot.com/2012/08/cinturao-de-van-halen-pode-ter-impedido.html

    ResponderExcluir
  3. creio que o artista desenhou o dinossauro a partir de histórias da tradição oral e não por contato direto com o animal.

    ResponderExcluir