quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Contradições Bíblicas


Os estudiosos calcularam que a Bíblia contém milhares de contradições explícitas ou implícitas. Apresento aqui algumas das contradições que me deixam confuso, as quais nunca pude harmonizar.


Ancestrais de Jesus

Lucas e Mateus listam os ancestrais de Jesus para provar que ele era da família de David, e assim tinha direito ao trono de Israel. A lista de Lucas (3:23-38) vai até Adão, enquanto a de Mateus (1:1-16) só até Abraão.

As duas listas são diferentes. Já se contradizem até quanto ao avô de Jesus (Heli x Jacó). Claro que isto não tem nenhuma importância, pois José não é o pai de Jesus, já que José não “compareceu”. A genealogia de Lucas (3:35-36) também diverge do Gênesis (11:12).


O bom ladrão


Lucas (23:42-43) fala que um dos ladrões se arrependeu.

Marcos (15:32) diz que os dois o insultavam.


A Conversão de Paulo

Em Atos (9:7) os acompanhantes ouviram a voz mas não viram nada.

Em Atos (22:9), eles viram a luz mas não ouviram nada.


Violência

Em alguns trechos, Jesus prega a paz, “dar a outra face”, etc. Em Lucas 22:36-38, ele manda que vendam o que for preciso e comprem espadas. Em Mateus 10:34-35 ele diz que não veio trazer a paz mas a espada. E o que fazia Pedro, um simples pescador, com uma espada? E por que foi preciso enviar uma tropa de romanos para prender Jesus, se ele era um pacífico profeta rezando com alguns seguidores?



Judas se enforcou?


Sim, de acordo com Mateus 27:5.

Segundo Atos 1:18, ele comprou um campo (ele, não os sacerdotes) mas caiu, se partiu no meio e suas entranhas se espalharam. Mas ele foi salvo, segundo Mateus 19:28, e estará sentado em um dos 12 tronos, presidindo a uma das 12 tribos de Israel, junto aos demais apóstolos.


Subida aos céus

Segundo Atos 1:3, Jesus ficou 40 dias na Terra depois de ressuscitar.

Segundo Lucas 24:1-52, no mesmo dia em que ressuscitou, Jesus apareceu a 2 discípulos, depois aos apóstolos em Jerusalém e então subiu aos céus.


Quem matou Golias?

Segundo 1 Samuel 17:50, foi David.

Segundo 2 Samuel 21:19 foi Adeodato (ou Elanan, em outra bíblia).


Censo

Em 1 Crônicas 21:1, o diabo manda que David faça um censo do povo de Israel.

Em 2 Samuel 24:1, é Deus quem manda.


Negando Jesus

Pedro negou Jesus para duas criadas e um grupo de pessoas (Mateus 26:69-74).

Ou duas vezes para a mesma criada e um grupo de pessoas (Marcos 14:66-71).

Ou uma criada e dois homens (Lucas 22:54-60).

Ou para uma criada, algumas pessoas e um servo do Sumo Sacerdote (João 18:25-27).


Hora da Crucificação

A que horas Jesus foi crucificado?

Segundo Marcos 15:25, às nove da manhã.

Segundo João 19:14-16, depois do meio-dia.


A figueira que secou

Em Mateus 21:19, Jesus faz uma figueira secar na mesma hora.

Em Marcos 11:14-21, ela só seca mais tarde.


Quem carregou a cruz?

Segundo Marcos 15:20-24, Simão Cireneu.

Segundo João 19:16-18, Jesus a carregou sozinho. Aliás, segundo textos que não foram incluídos na Bíblia, foi Simão Cireneu que morreu na cruz, enquanto Jesus olhava de longe. Os islamitas também acreditam nisto (Surata 4, versículo 157 do Alcorão).


A volta de Jesus

Jesus prometeu que alguns dos que o ouviam ainda estariam vivos quando ele voltasse, para dar a cada um segundo suas obras (Mateus 16:28, Marcos 08:38 e 09:01 e Lucas 09:26).

Alguns crentes falam em um “retorno pessoal”, ou seja, Jesus volta para cada um que tem fé, cada um a seu tempo, mas, em Apocalipse 01:07, vemos que o retorno é para todos: “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá”.


7 comentários:

  1. -Fique bem claro que eu só estou aqui pra tentar explicar alguns fatos e questões que foram abordadas, minhas respostas não é a verdade absoluta, mas espero com clareza explicar alguns fatos citados aqui, sou Estudante ,estou cursando história na UNP-Natal e esse assunto cahmou minha atenção,vamos lá:

    O bom ladrão: -Sabemos históricamente falando que nas crucificações,não eram um ou dois que ficavam la, eram dezenas. Numa passagem mostra um diaólogo e na outra a situação numa visão geral..

    Conversão de Paulo: - Em Atos 9:3-4 aconteceu que apareceu uma luz e uma voz bradou,Saulo,Saulo por que me persegues? Num versículo ele mostra um e no outro mostra o outro, mas os dois aconteceram..

    Violencia: -Fato é que a espada que ele faz menção em Mateus 10:34 está-se falando num sentido figurado,aquele que crer em Jesus e´perseguido pode ter certeza disso.Alí em Lucas 22 nas duas espadas, Jesus na forma humana teve medo como qualquer outro tanto que disse: -se possível afasta de mim este cálice...Duas espadas contra centenas dos soldados, Jesus nem chegou a tentar usa-las..

    Caso Judas: -Se realmente ele tivesse abandonado tudo, ele não tinha vendido Jesus por algumas moedas de prata e sim tinha seguido-O, esta parte que diz que ele partiu-se ao meio caiu e suas entranhas se expalharam, tbm se fala na visão de quem está escrevendo,Mateus 27:5 diz que Ele foi se inforcar e não que se inforcou...

    Subida ao Céu: -Quem escreveu Lucas e Atos dos Apostolos foi o mesmo autor,Lucas. Ele quis simplificar a história só isso, contando apenas detalhes do ocorrido nestes 40 dias em lucas 24...

    Gigante: -Elanan feriu 1Sam 21:19 , Davi matou 2Sam 17:50 são duas guerras distintas..

    Crucificação: -Segundo Marcos ele mostra a hora exata da crucificação e em João 19 mostra ahora que Ele foi levado pra ser julgado..

    E mais uma série de coisas que não vou rebater mais,por que eu acharia argumento pra tudo...

    ResponderExcluir
  2. Fernando

    Boas explicações, se não fossem alguns critérios:

    O bom ladrão: Vc mencionou que na hora da crucificação eram dezenas, mas a bíblia só menciona três.

    Conversão de Paulo: Em um ele fala que ouviram a voz mas não viram nada, em outro ele fala que viram a luz mas não ouviram nada, Contraditório.

    Violência: por que Jesus teve medo se ele veio ao mundo justamente pra ser sacrificado? Será que Deus tem medo?

    Caso Judas: Judas não poderia morrer de duas formas!!! Contraditório

    Subida ao Céu: Porque Lucas quis simplificar os fatos, ele tava com preguiça de escrever? Preguiça é pecado.

    Gigante: Um feriu, outro matou, mas na bíblia ferir não é matar?

    Crucificação: Marcos conta a hora exata da crucificação, João conta o momento em que ele ia ser crucificado.

    Bom, se vc vai achar argumento pra tudo, então eu espero que vc responda as perguntas na página Ateísmo, é as outras contradições que postarei em breve.

    Ate mais...

    ResponderExcluir
  3. Ta certo cara ehehehe, eu só tentei justificar algumas coisas...nada contra suas postagens longe de mim...sou fã do blog e estou divulgando algumas noticias aqui postada. Ateísmo estou la ehehehe ta certo ate mais

    ResponderExcluir
  4. Penso que alguns comentários importantes acerca da doutrina de Jesus em relação a temas como, por exemplo, a "Familia" e certas prescrições rituais" merecem ser destacados aqui, uma vez que não são muito recomendados para orientação dos cristãos modernos:
    Por exemplo:
    Familia:
    A oposição de Jesus Cristo se manifesta abertamente com o não-reconhecimento de algumas instituições fundamentais estabelecidas pela Lei existente.
    Ele declarou o divórcio, que era permitido pela Lei da época, um crime equivalente ao adultério (Mateus 5, 31 ss.; Marcos 10, 2 ss.), mas ensinou também que era melhor não casar, embora o celibato fosse desaprovado pelos rabinos que ensinavam que um homem devia casar-se aos dezoito anos e que se passasse dos vinte anos sem tomar uma esposa, transgredia uma ordem divina e incorria no desagrado de Deus. Como sabido Jesus nunca se casou.
    Outros ditos de Jesus também estão de oposição à familia: Ele diz "Se alguem vier a mim sem odiar o pai e a mãe e a esposa e filhos e irmãos e irmãs, e sua própria vida, não poderá ser meu discipulo (Lucas 14,26)
    Jesus não reconhece uma das mais sagradas obrigações de um filho, enterrar o pai morto: "Ele disse a outro, "Segue-me". Mas ele disse, "Deixa-me primeiro enterrar meu pai". Jesus disse a ele, "Que os mortos enterrem seus mortos; tu deves partir e espalhar a notícia do Reino de Deus" (Lucas 9, 59 ss.)
    Por esses exemplos fica claro que os cristãos modernos não devem se orientar pelos ditos de Cristo. E tem muito mais...

    ResponderExcluir
  5. Bom, a assuntos que podem ficar sendo rebatidos por muito tempo, sem chegar em nenhum resultado.
    Prova isto de que nem um homem consegue convenser, transformar e converter o coração de outro para o evangelho, mas sim o Espírito Santo, João cap.14 vers.26.
    O homem natural não compreende as coisas de Deus, porque elas se examinam espíritualmente, 1Coríntios cap.2 vers.14.
    Sei que parece ter algumas contradiçoes na Palavra, e sabendo que em todo o mundo nenhuma mente pensa igual a outra, a Palavra nos diz que é necessário que haja heresías, para que os que são verdadeiros sejam manifestos, 1Coríntios cap.11 vers.19.
    Mas saiba que se um dia precisar de Deus o busque com o coração, pois ele é Espirito.
    Q Jesus te ilumine.

    ResponderExcluir
  6. jesus veio pra confundir! deus escondeu estas coisas dos sábios e entendidos e as revelou a os pequenos.

    ResponderExcluir
  7. O homem julga por 5 sentidos, jamais saberemos de tudo, sobre tudo, não se pode concluir julgando pelos sentidos do homem, A filosofia de Platão nos ensina isso, o homem jamais saberá de tudo e talvez em vida nunca saiba a verdade absoluta e o que realmente se passa.

    Por isso é necessário cuidado ao homem em seu julgamentos e principalmente quando este afirma possuir o conhecimento...

    Eu sempre achei q a bíblia é a primeira provação, muitos vão ler e apenas observar suas contradições, outros verão a verdade absoluta.

    O primeira teste da obediência é a própria bíblia. Ira separar o joio do trigo...

    ResponderExcluir