terça-feira, 29 de maio de 2012

Possível planeta atrás de Netuno



Depois de Netuno parece ter um objeto espacial de grande tamanho considerável para ser um planeta que poderia ser o nono planeta do Sistema Solar. Esta hipótese foi levantada pelo astrônomo do Observatório Nacional do Brasil Rodney Gomes da Silva, durante uma reunião da American Astronomical Society (Timberline Lodge, Oregon, EUA).




A idéia veio após notar algumas anomalias no comportamento dos objetos que compõem o Cinturão de Kuiper, uma área composta por pequenos corpos celestes que circundam o sistema solar que foram depositados lá após sua formação.






De acordo com Gomes, anomalias no movimento destes pequenos corpos poderiam ser explicados pela existência de um planeta que mudaria sua órbita com a sua gravidade. Ele chegou a essa conclusão analisando as órbitas de 92 corpos do cinturão, com a ajuda de um modelo de computador. A análise mostrou que apenas a presença de um planeta explicaria as trajetórias dos objetos do Cinturão de Kuiper.




O astrônomo sugeriu que o planeta provavelmente é semelhante a Netuno, é cerca de quatro vezes maior que a Terra. Também é muito escuro e sua órbita está a uma distância de cerca de 225.000 milhões de quilômetros do Sol (ou seja, é 1.500 vezes mais longe do Sol que a Terra).




Considera-se que existem apenas oito planetas que orbitam o Sol a partir do momento em que os cientistas decidiram excluir Plutão da lista em 2006. Sob a nova classificação, Plutão pertence à categoria de planetoides.




Enquanto isso muito se fala sobre a confirmação da existência do planeta Nibiru, um corpo celeste d tamanho enorme e possuindo uma órbita irregular, de acordo com as traduções de Zecharia Sitchin de antigas tábuas sumérias. Nibiru visita o interior do nosso sistema solar a cada 3.600 anos, trazendo muitas catástrofes a nível planetário.



Um comentário:

  1. nibiru ou a estrela-anã?
    ou os dois?
    acho que em breve saberemos...
    saudações
    ricardo alves

    ResponderExcluir