quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A estranha formação em Titan



A sonda Cassini da NASA, descobriu na superfície de Titan, a misteriosa lua de Saturno, uma estrutura circular gigante que quase se assemelha a uma cruz, um pão no forno, sendo inflado da mesma forma.




A sonda também observou as costas de dois mares antigos, agora secos, que poderiam ter sido preenchido com água há apenas 50.000 anos atrás. Estes resultados foram apresentados em um encontro da Divisão de Ciências Planetárias da Sociedade Astronômica Americana, que foi realizada em Reno, Nevada.




Os investigadores tinham visto algo semelhante em Vênus, onde uma região em forma de cúpula com cerca de 30 quilômetros de diâmetro no topo de um vulcão grande chamado Kunapipi. Acreditam que a cruz de Titan, tem cerca de 70 quilômetros de extensão, e é o resultado de fraturas causadas por levantes de baixo, possivelmente um resultado da ascensão do magma.




"O estranho formato de pão quente" é um tipo de estrutura que não tínhamos visto antes em Titan, demonstrando que esta lua ainda continua a nos surpreender, mesmo depois de oito anos de observações da Cassini", diz Rosaly Lopes, da equipe de radar da sonda no Jet Propulsion Laboratory (JPL).




Esta não foi a única surpresa das imagens da Cassini. Titan é o único lugar além da Terra a ter líquido em sua superfície estável, apesar de hidrocarbonetos em vez de água. Até agora, os mares vastos só foram vistos no hemisfério norte de Titan. Mas uma nova análise das imagens da sonda recolhidos entre 2008-2011 sugerem que o pólo sul de Titan também tinha mar grande e rasono passado. Especificamente, os cientistas acreditam terem encontrado dois mares secos ou quase seco. Um deles mede 475 por 280 quilômetros e pode ter algumas centenas de metros de profundidade. Estavam cobertos por água a pelo menos 50 mil anos atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário