terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Estranhas coincidências



Continuando com a série sobre as misteriosas coincidências, vemos que o destino sempre nos surpreende, e sendo assim nunca se sabe o que poderá acontecer. Talvez somente o sobrenatural poderá tentar responder sobre os temas abordados nesses casos.




Um caso famoso é o do escritor Morgan Robertson, que em 1898 publicou um romance que conta a história de um grande transatlântico, o Titan que afundou em sua viagem inaugural, após bater em um iceberg em uma noite  fria de abril. Quatorze anos depois, o lendário "Titanic" afundou em sua primeira viagem depois de colidir com um iceberg. Destruído em uma noite fria de abril, na mesma região do Titan de  Robertson. Assim como no livro,  afirmaram que o Titanic era impossível de afundar e não carregava botes salva-vidas suficientes para todos os passageiros.




Talvez a mais popular das coincidências é a que envolve dois presidentes americanos Abraham Lincoln e John F.Kennedy. Ambos morreram em uma sexta-feira, na presença de suas esposas, em anos terminados iguais: 1860 e 1960. Os dois políticos perderam um filho no exercício do mandato e defendiam os direitos dos negros. Ambos foram sucedidos pelo vice de sobrenome Johnson, que também manteve várias coincidências  Sul democratas e senadores, nascidos em anos terminados iguais: 1808 e 1908.

Lincoln foi assassinado no Teatro Ford e Kennedy durante a viagem a bordo de um modelo de limusine Lincoln, fabricada pela Ford Motor Company. O assassino de Lincoln, Booth, nasceu em 1839, e o assassino de Kennedy, Oswald, em 1939. O assassino de Lincoln deu o tiro em um teatro e fugiu para um armazém e o assassino de Kennedy de um armazém e então se escondeu em um teatro. As coincidências não param por aí, os dois assassinos foram assassinados antes do julgamento.




Napoleão tomou o poder em 1804. Hitler, em 1933. Diferença: 129 de anos. Napoleão entrou em Viena em 1809. Hitler, em 1938. Diferença: 129 anos. Napoleão entrou na Rússia, em 1812. Hitler, em 1941. Diferença: 129 anos. Alem de que os dois ainda conheceram a ruína devido a falhas.


John Adams e Thomas Jefferson, os presidentes segundo e terceiro dos Estados Unidos, respectivamente, parece que concordaram em morrer no mesmo dia. Ambos morreram no décimo quinto aniversário da independência do país, em 4 de julho de 1826.




A vida e obra de dois dos maiores mestres da literatura mundial, o espanhol Miguel de Cervantes e o inglês  William Shakespeare mantém curiosos paralelos. Ambos viveram na mesma época, mas não e só isso: os dois deixaram o mundo ao mesmo tempo. O brilhante criador de Hamlet, morreu em 23 de abril de 1616, mesma data em que o escritor de Alcalá de Henares (embora não no mesmo dia, desde que a Inglaterra ainda não tinha aceito o calendário gregoriano em vigor na Espanha). O historiador Juan Duque observou que a "História da Cardenio" de Shakespeare, tem muitos personagens e lugares em comum com Don Quixote de Cervantes.




Charles Berlitz relata uma das mais estranhas coincidências já registrada. Desenvolvido ao longo de um período de quase 200 anos, na mesma data, e envolveu três barcos que naufragaram ao largo da costa do País de Gales, no Estreito de Menai. Os três navios foram destruídos em 5 de dezembro de 1664,1785 e 1860, respectivamente, nas mesmas águas. E em todos os três casos, de todos os passageiros sobreviveu  apenas um chamado Hugh Adams.




Mark Twain nasceu quando o cometa Halley apareceu em 1835, e morreu em sua próxima aparição em 1910. Ele próprio previu sua morte em 1909, quando ele disse: "Eu vim com o cometa em 1835. Ele voltará no próximo ano e espero ir com ele."




As coincidências sempre existem, a cada dia acontece com diversas pessoas, sejam elas pequenas ou bem intrigantes, o fato é que seja qual for com certeza e mais uma obra dessa misteriosa força chamada destino. 

3 comentários:

  1. Ficou mt legal cara essa ultima ai faltou vc acrescentar mais um (q no momento me esqueçi) q um tio e um sobrinho foram os unicos sobreviventes e ambos tinham esse nome hugh willians

    ResponderExcluir
  2. Aham, sei, Kennedy nasceu em 1917 e Lincoln em 1809...

    ResponderExcluir
  3. E o booth nasceu em 1838 e lee em 1939

    ResponderExcluir