A NASA lançará em 2016 uma sonda robótica a Marte, para explorar as profundezas do Planeta Vermelho. Será uma missão mais barata que a atual, a sonda Curiosity, que é muito completa em termos de pesquisas.
O dispositivo, chamado de "InSight ", será colocado sobre a superfície de Marte com algumas ferramentas, um dos quais será capaz de atingir profundidades por perfuração. Tem como objetivo medir a temperatura, medir eventos sísmicos e caracterizar e definir os elementos centrais que tem.
A tarefa é definir se o núcleo marciano é sólido ou líquido, como a terra, e estudar as placas tectônicas que poderiam se mover como na terra. Isso foi especificado em um comunicado do Laboratório de Propulsão a Jato do Instituto de Tecnologia da Califórnia, que é responsável por dirigir a missão.
Além disso, dizem os cientistas da agência espacial dos EUA, que o conhecimento detalhado do interior de Marte vai ajudá-los a melhorar a sua compreensão da formação e evolução de planetas como a Terra.
Um porta-voz disse dos planos sobre uma tentativa de reduzir o custo de enviar uma sonda a Marte para abaixo de 500.000 mil dólares. Uma outra meta importante para a NASA. Embora a questão da "Curiosity", que chegou a superfície de Marte em 06 de agosto de 2012 teve um custo de milhões de dólares. Ambos os números excluem os custos relacionados ao projeto do foguete portador e outras tecnologias para um número indefinido de lançamentos espaciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário