quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Suposta caverna subterrânea encontrada em Marte



A câmera de bordo da Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), uma sonda da NASA em órbita do Planeta Vermelho, detectou uma mancha escura misteriosa em uma cratera nas encostas do vulcão Mons Pavonis.  Os cientistas encontraram uma formação muito incomum, de acordo com a equipe da Universidade do Arizona estão a estudar as imagens.




Essa mancha escura é possivelmente uma abertura para uma caverna subterrânea de cerca de 35 metros de diâmetro. As cavernas são formadas em regiões vulcânicas, como esta, quando os fluxos de lava solidificam acima, mas continuam a circular pelo interior. Estes rios subterrâneos de lava podem tornar-se completamente drenado, deixando vazio o tubo que fluíram. Projectando a sombra lançada sobre o chão do poço, os cientistas estimam que a profundidade do furo é de cerca de 20 metros.




A origem da cratera que bloqueia este poço não é bem compreendida. Você pode ver as áreas onde o material da encosta caiu dentro do poço, mas os pesquisadores não sabem a quantidade de material que  pode ter deslizado através do buraco na caverna subterrânea.




A descoberta sobre formações na superfície de Marte tem sido possível graças à nitidez da câmera da MRO,  (High Resolution Imaging Science Experiment), com imagens em alta resolução.




Mas parece que a presença de cavernas no planeta vermelho não e muito raro, e sim, bem constante. Com a chegada de mais uma moderna sonda na superfície marciana, muitos mistérios sobre esse planeta vão ser solucionados, o que nos faz entender mais sobre a origem da vida no nosso próprio planeta.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Seria interessante que as imagens contivessem as coordenadas geográficas. Assim Ufólogos poderiam traçar um estudo da superficie Marciana com mais facilidade. Atenciosamente.

    ResponderExcluir