quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Misteriosas inscrições no Saara



Para qualquer pessoa que esteja interessada em arqueologia e seus mistérios, provavelmente não é desconhecido das incríveis linhas de Nazca, figuras enormes feitas na areia do deserto e cuja finalidade ainda é um enigma. Mas talvez Nazca não seja o único deserto em mistérios.




Nas décadas de 50 e 60 vários pilotos espanhóis que realizaram vôos de reconhecimento sobre o deserto do Saara Ocidental observaram uma série de inscrições sobre as dunas do deserto com formas estranhas. Acredita-se que estas formações sejam túmulos artificiais que podem ser uma cultura desconhecida.




Estas figuras feitas na areia estão presentes em muitos lugares: El Aaiun, Cheikh Merebbi Raban, Lehmeira, Musa, Sallat Aseraui, Moroba, Habchi, Chabien, Jang Saccim e Quesar, entre outros.




De acordo com observações aéreas dá a impressão de que os números foram feitos com pedras de basalto escuro. Isso exige mais pesquisas sobre essas formações, mas não é fácil: mesmo se saber a localização dos números não é fácil chegar a eles, como as dunas do deserto têm parcialmente enterrado e em muitos casos.




Os mais comuns são os bumerangues, cuja silhueta é semelhante à arma australiana. Seu diâmetro torna-se  1,5 km, de frente para o oeste, como se para indicar a costa do Atlântico.




Existem também as linhas em forma de moscas, como o próprio nome sugere, têm a forma do inseto. São menos extensas, ocupando cerca de 50 m.



Para os arqueólogos, estes podem ser lugares cerimoniais ou de enterramento de uma cultura antiga nômade. Esta hipótese pode ser reforçada pelo testemunho de beduínos locais, orgulhosamente defendem que essas inscrições são o trabalho de seus antepassados ​​"esplêndidos" e são considerados lugares sagrados para eles.





Arqueólogos espanhóis descobriram no sítio de Sluguilla Lawash um conjunto de pinturas que podem estar relacionadas a esses geoglifos. Alguns chegam a ter mais de quatro metros. As pinturas representam as formas mais curiosas: antropomórficos, que se parecem com os homens voando, ou flutuando, outros são semelhantes aos zepelins modernos ou dirigíveis.




Mas o mais peculiar são as pinturas de animais e insetos de cima, e dezenas de outras representações em rochas que têm formas geométricas vagamente, entre os quais os que olham os bumerangues.




Como estes geoglifos foram construído? Para que finalidade? Por que precisamente essas formas específicas? Por enquanto eles continuam a ser um mistério, espero que em breve novas descobertas sejam feitas a fim de solucionar mais esse intrigante enigma.

Um comentário: