sexta-feira, 18 de março de 2011

Projeto SETI



Search for Extra-Terrestrial Intelligence (Busca por Inteligencia Extraterrestre). O SETI é um projeto que busca sinais de radio emitidos do espaço por qualquer tipo de inteligencia usando o radiotelescópio de Arecibo.O observatório de Arecibo(rádio telescópio), faz parte do Centro Nacional de Astronomia e Ionosfera (NAIC), um centro de investigação nacional, operado pela a Universidade de Cornell, em acordo cooperativo com a Fundação Nacional de Ciências (NSF). A NSF é uma agência federal independente, cujo objetivo é promover o progresso da ciência e a engenharia nos Estados Unidos.O observatório opera, 24 horas todos os dias. Todos os resultados de investigação são publicados na literatura científica, a qual está acessível ao público.




Por ser o maior radiotelescópio de uma só parabólica do mundo, o observatório é reconhecido como um dos centros nacionais de investigação mais importantes na área da radioastronomia, astronomia planetária e de estudos atmosféricos. As facilidades do Observatório de Arecibo estão disponíveis para seu uso, em una base de igualdade competitiva para os cientistas de todas as partes do mundo. O tempo de observação é concedido baseando-se nas investigações mais promissoras; aprovadas por um grupo de avaliadores independentes que revisão as propostas que são enviadas ao Observatório pelos cientistas que estão interessados no seu uso.Foi idealizado pelo professor William E. Gordon, da Universidade de Cornell. Foi inaugurado em 1 de novembro de 1963.Seu refletor tem 305 m. e foi construído utilizando-se a própria geometria do local.



O objetivo e  Captar sinais de rádio originados por civilizações extraterrestres inteligentes.



1932 - Karl Guthe Jansky, um engeiheiro norte-americano, descobriu acidentalmente um sinal de rádio oriundo da constelação de Sagitário, um ruído parecido com uma estática.
Cocconi e Morrison "Searching for interestelar Communications", Nature 184(4960):844-846, Sep. 19, 1959. - Nesse artigo pela primeira vez foi sugerida a frequência de 1,4 GHz para se procurar os sinais.



A primeira busca por sinais de vida inteligente foi realizada por Frank Drake, que apontou o radiotelescópio para duas estrelas vizinhas do nosso sistema estelar: Episilon Eridani e Tau Ceti. De Episilon Eridani só foi captado ruído. De Tau Ceti, porém, receberam um sinal modulado de aparente origem extraterrestre. Porém, constatou-se mais tarde que o sinal captado nada mais era do que uma interferência causada por uma cidade próxima.



A Equação de Drake fornece uma estimativa do número de civilações inteligentes existentes na galáxia.Onde:
N = Número de civilizações inteligentes na galáxia.
R = Taxa média de formação de estrelas na Galáxia em número de estrelas por ano. Valor típico: 20
fp= Fração de estrelas que fornecem condições para surgimento de vida.
ne= Número médio de planetas, em um certo sistema planetário, onde a vida é possível.
fv= Fração dos planetas onde a vida é possível e nos quais ela surge de fato .
fi= Fração dos planetas nos quais surge uma forma de vida inteligente.
fc= Fração dos planetas com espécies capazes e desejosas de se comunicarem com outras civilizações.
L = Duração média da fase comunicativa.



Até hoje foram captados 37 sinais que não foram explicados. Entre eles, o famoso sinal Wow!, captado em 1977 em Ohio, pelo radiotelescópio "Big Ear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário